As reflexões apresentadas neste trabalho procuram identificar, entre teorias e práticas, a importância do estágio supervisionado no processo ensino-aprendizagem em Ciências Biológicas, tendo como base a união de metodologias abordadas na universidade com a realidade de uma escola Pública, na prática do estágio. Sendo assim um ritual de passagem necessário ao futuro profissional da educação. Trata do Estagio em Ensino de Ciências Biológicas, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Tem caráter descritivo a respeito das ações desenvolvidas nos Estágios Supervisionados III e IV referentes ao Ensino Médio. O Estagio III foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba e faz referência ao conhecimento teórico-metodológico. No que se refere ao Estágio IV, à unidade educativa concedente foi a Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. No primeiro semestre do ano de 2016, localizada na cidade de Campina Grande- PB. Este teve como base o conhecimento teórico-prático, em que foram utilizadas ferramentas educacionais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de fazer uma conexão entre teoria e prática, possibilitando ao futuro profissional, adquirir experiências necessárias ao magistério por meio de observação, planejamento e intervenção. Com este trabalho foi possível verificar que o estágio supervisionado é um componente curricular de extrema importância quando utilizado como ferramenta de preparação para um profissional na área da educação.