FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28527 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 1403 "titulo" => """ FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO\r\n PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS """ "resumo" => "As reflexões apresentadas neste trabalho procuram identificar, entre teorias e práticas, a importância do estágio supervisionado no processo ensino-aprendizagem em Ciências Biológicas, tendo como base a união de metodologias abordadas na universidade com a realidade de uma escola Pública, na prática do estágio. Sendo assim um ritual de passagem necessário ao futuro profissional da educação. Trata do Estagio em Ensino de Ciências Biológicas, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Tem caráter descritivo a respeito das ações desenvolvidas nos Estágios Supervisionados III e IV referentes ao Ensino Médio. O Estagio III foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba e faz referência ao conhecimento teórico-metodológico. No que se refere ao Estágio IV, à unidade educativa concedente foi a Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. No primeiro semestre do ano de 2016, localizada na cidade de Campina Grande- PB. Este teve como base o conhecimento teórico-prático, em que foram utilizadas ferramentas educacionais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de fazer uma conexão entre teoria e prática, possibilitando ao futuro profissional, adquirir experiências necessárias ao magistério por meio de observação, planejamento e intervenção. Com este trabalho foi possível verificar que o estágio supervisionado é um componente curricular de extrema importância quando utilizado como ferramenta de preparação para um profissional na área da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1403_01052017161512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ÉRICA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERICA SANTOS" "autor_email" => "antoniaerica_santos@hotma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28527 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 377 "inscrito_id" => 1403 "titulo" => """ FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO\r\n PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS """ "resumo" => "As reflexões apresentadas neste trabalho procuram identificar, entre teorias e práticas, a importância do estágio supervisionado no processo ensino-aprendizagem em Ciências Biológicas, tendo como base a união de metodologias abordadas na universidade com a realidade de uma escola Pública, na prática do estágio. Sendo assim um ritual de passagem necessário ao futuro profissional da educação. Trata do Estagio em Ensino de Ciências Biológicas, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, localizado na cidade de Campina Grande – PB. Tem caráter descritivo a respeito das ações desenvolvidas nos Estágios Supervisionados III e IV referentes ao Ensino Médio. O Estagio III foi realizado na Universidade Estadual da Paraíba e faz referência ao conhecimento teórico-metodológico. No que se refere ao Estágio IV, à unidade educativa concedente foi a Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral. No primeiro semestre do ano de 2016, localizada na cidade de Campina Grande- PB. Este teve como base o conhecimento teórico-prático, em que foram utilizadas ferramentas educacionais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de fazer uma conexão entre teoria e prática, possibilitando ao futuro profissional, adquirir experiências necessárias ao magistério por meio de observação, planejamento e intervenção. Com este trabalho foi possível verificar que o estágio supervisionado é um componente curricular de extrema importância quando utilizado como ferramenta de preparação para um profissional na área da educação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1403_01052017161512.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA ÉRICA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ERICA SANTOS" "autor_email" => "antoniaerica_santos@hotma" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }