SANTOS, Silvana Oliveira. Desafios e perspectivas da educação a distância. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/28362>. Acesso em: 14/11/2024 00:15
O interesse pela Educação a Distância (EAD) está direcionando a expansão que a mesma desempenhou nas últimas décadas, todavia nota-se, que a EAD em função da sua dimensão social já faz parte da educação brasileira. A tendência da modalidade é crescer muito mais, pois se faz necessária a democratização do conhecimento e as mudanças sociais exigem em tempo hábil a agilidade na troca das informações, assim como eliminar as barreiras que impedem participação em cursos de diferentes níveis e cursos diversificados. Desta forma os objetivos da pesquisa foi descrever o atual cenário da EAD no Brasil, buscar as raízes históricas da EAD, identificar quais leis, decretos e regulamentos instituem a EAD e averiguar como ocorre o processo de ensino e aprendizado. Contudo, percebe-se que sua importância vai além dos conteúdos, polos e universidades em funcionamento, a modalidade também consiste na difusão do conhecimento, planejamento das estratégias, preparação dos profissionais, democratização das informações e colabora para o desenvolvimento social e cultural. No entanto, a EAD é importante, pois integra a sociedade, aumentando o acesso ao conhecimento, rompendo as barreiras geográficas, flexibilizando os horários das aulas e atendendo a diferentes grupos. Nesse contexto, a visão relacionada aos desafios da EAD remete questionar e favorecer no sentido da sua melhoria, bem como suas formas aplicadas. Diante desse paradigma de inclusão, acessibilidade, a EAD está se fortalecendo e entrando em um cenário educacional sendo um tema bastante discutido no Brasil.