FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28535 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS" "resumo" => """ As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens.\r\n Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.\r\n Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz.\r\n A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos.\r\n Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BALANÇA DE DOIS PRATOS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1991_15052017175630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ADEILSON PEREIRA MELQUIADES" "autor_nome_curto" => "ADEILSON" "autor_email" => "adeilsonn_pereira@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28535 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 881 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "FUNÇÃO DO PRIMEIRO GRAU UTILIZANDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS" "resumo" => """ As funções do primeiro grau são expressões algébricas que envolvem relações entre duas grandezas: abscissa e ordenada. Uma das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão dos conceitos que envolvem as funções do primeiro grau deve-se ao fato de que, muitas vezes, durante a resolução de questões o professor omite algumas passagens.\r\n Para dar início ao estudo de equações do primeiro grau, é importante que o professor seja cauteloso a fim de que o seu desenvolvimento não se torne algo exaustivo e mecânico. O uso de modelos concretos para ensinar os alunos como resolver equações é frequentemente debatido na literatura científica. Uma boa sugestão é utilizar a balança de dois pratos. Para utilizar esse princípio, construímos uma balança de dois pratos para ser utilizada como uma ferramenta facilitadora do aprendizado.\r\n Construímos uma balança de dois pratos com o intuito de que o aluno possa compreender a necessidade de tirar grandezas iguais de ambos os lados e que a balança permaneça sempre em equilíbrio. Isso possibilita fazer comparação da equação do primeiro grau com os coeficientes da equação, sendo esses representados por saquinhos com feijão e/ou arroz.\r\n A preparação e aplicação dos experimentos promoveram discussões sobre o papel do professor, a importância da experimentação no ensino de matemática e das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas em sala de aula para abordar determinados conteúdos.\r\n Por entendermos que são as descobertas científicas que, consequentemente, contribuem para nosso desenvolvimento crítico e tecnológico, como futuros professores percebemos a importância em utilizar ciência matemática em sala de aula. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, BALANÇA DE DOIS PRATOS, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID1991_15052017175630.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ADEILSON PEREIRA MELQUIADES" "autor_nome_curto" => "ADEILSON" "autor_email" => "adeilsonn_pereira@msn.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }