O presente trabalho discorre sobre a utilização do Ensino por Investigação para responder às lacunas no Ensino de Ciências. Fundamentou-se a metodologia nas contribuições de Carvalho (2013) e foi proposta uma atividade investigativa no Ensino de Ciências numa turma de 6º ano do ensino fundamental II, com a temática solo, associada a iniciação de um conteúdo de Química (pH do solo), resultando no CONDECQ (Congresso Desenvolvendo o Caráter Químico), evento no qual os estudantes expuseram seus resultados, realizado em uma instituição de ensino privada, localizada no município de Nossa Senhora do Ó, Pernambuco.
Os alunos não apresentavam nenhum conhecimento sobre o tema (pH do solo) e, após a vivência do Ensino por Investigação, foi possível notar a mudança de postura deles na sala de aula, tornando-se mais reflexivos e, através dos experimentos, passaram a construir seu próprio conhecimento sob a orientação do professor. Não só conceituaram pH como também se questionaram sobre a importância do assuno associado a solo, sobre como deve proceder se um solo estiver mais ácido ou básico, por exemplo. Assim, o objetivo do ensino por investigação foi alfabetizar os alunos cientificamente (Chassot, 2000), ou seja, tornar o aluno capaz não apenas de resolver questões, mas também de ser capaz de refletir criticamente sobre os conteúdos e tomar decisões quando problemas surgirem no seu cotidiano.