Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO

Palavra-chaves: ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERIÓDICOS NACIONAIS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28193
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERIÓDICOS NACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID214_03052017224548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO S. A."
    "autor_email" => "marcelllosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28193
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 704
    "inscrito_id" => 214
    "titulo" => "ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CENÁRIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, PERIÓDICOS NACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID214_03052017224548.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO S. A."
    "autor_email" => "marcelllosa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A argumentação no ensino de Ciências é campo em ascensão, os estudos sobre a importância de sua aplicação na produção de conhecimento têm gerado produções em várias revistas científicas brasileiras. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a publicação brasileira de artigos no período entre 2007 a 2016 disponíveis no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, enfatizando: (a) a produção e distribuição no tempo, (b) a produção e sua distribuição de acordo com as instituições acadêmicas e (c) a produção e sua distribuição de acordo com o foco temático. Os critérios de busca foram: (a) área de conhecimento “ciências humanas”, (b) subárea “ensino de ciências e matemática”, (c) periódicos das áreas de ciências, química, física, matemática e de nacionalidade brasileira, (d) palavra “argumentação” e termos similares. Neste cenário, obteve-se 21 (vinte e um) periódicos dos quais foram selecionados 37 (trinta e sete) artigos, o ano de 2011 apresenta aumento na média de publicações sendo seguida pelos demais anos. Destaca-se a região Sudeste com 59% das publicações, onde a Universidade de São Paulo (USP) contribuiu com mais artigos, bem como possui os autores com maior quantidade de publicações Sasseron e Carvalho com 5(cinco) publicações. O foco temático obteve a seguinte distribuição: (a) metodologia de ensino: 35% dos artigos; (b) instrumentos de análise: o maior índice entre as categorias com 43% dos artigos e, (c) referencial temático: menor taxa 22% dos artigos analisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.