As práticas de ensino adotadas pelos professores precisam ser cada vez mais dinâmicas, para que assim despertem o maior interesse dos alunos pelos conteúdos apresentados em sala de aula. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo proporcionar uma melhor compreensão e aceitação do tema estudado numa turma de ensino fundamental. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, onde a mesma demonstra que a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis necessitando considerar suas particularidades individuais ou em conjunto. A pesquisa foi desenvolvida com alunos de 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental em uma escola pública do Município de Campina Grande/PB. Aplicou-se a todos os alunos o mesmo método e etapas de pesquisa, necessitando duas aulas para sua execução. Na primeira aula os conteúdos sobre Misturas e Tipos de Misturas foram apresentados aos alunos através da aula teórica com conceitos específicos. Durante a aula ocorreram somente pequenas interrogações sobre os termos não compreendidos. Em sequência a aula teórica aconteceu a aplicação de uma Atividade Prática. Foi possível perceber dificuldades por alguns alunos em relacionar a teoria cotidiana com o exercício desenvolvido em sala. Contudo, segundo as observações feitas, pode-se verificar que o uso de atividades práticas acrescenta qualidade no aprendizado dos estudantes, torna as informações mais significativas, além de estimular o aluno na realização de tarefas. Desta forma, o desenvolvimento de atividades práticas nas escolas de forma investigativa, consiste num potencial para formar sujeitos que entendam e valorizem a Ciência e suas implicações no cotidiano.