Nos últimos anos, tem-se presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse da população acerca da preservação ambiental. A população tem-se mostrado cada vez mais consciente de que a degradação do meio ambiente provoca impactos diretos na qualidade de vida e na própria sobrevivência da espécie humana.
Os aeroportos são empreendimentos que podem apresentar altos índices de risco, pois envolvem a manipulação de gás liquefeito de petróleo (GLP), cargas perigosas e grandes volumes de combustíveis para aviação.
Obstante a isso, essa pesquisa foi pautada em uma revisão bibliográfica e na aplicação de 10 questionários, com o intuito de saber o conhecimento que a população Anapolina possui sobre a construção do Aeroporto Internacional de Cargas e os possíveis impactos ambientais que este pode causar à sociedade e ao meio ambiente.
O questionário foi estruturado de forma a ser avaliado qualitativamente. Assim sendo, todos os entrevistados expressaram sua opinião sem nenhuma interferência e suas respostas foram avaliadas, demonstrando assim o conhecimento que eles demonstraram sobre o tema.
Quanto ao procedimento de pesquisa qualitativa, foi possível compreender, mesmo com uma amostragem pequena, o nível de conhecimento dos populares Anapolinos acerca da implementação do Aeroporto de Cargas no município bem como seus posteriores impactos ambientais. Enfatiza-se pela pesquisa a importância de se realizar estratégias de educação ambiental para que a comunidade possa ter uma mentalidade mais crítica, ecológica e cidadã, afim de melhor compreender os interesses políticos e econômicos que aparecem como pano de fundo por trás dos problemas ambientais.