O presente trabalho objetivou relatar a importância e contribuições do uso de metodologias de ensino para o processo de ensino e aprendizagem no decorrer da aplicação do Projeto Pedagógico “Química dos Alimentos” no Estágio Supervisionado III, na disciplina de Química, numa turma do 2º ano regular do ensino médio, turno matutino, do Colégio Estadual Luiz Soares Palmeira no município de Vitória da Conquista- BA executado entre outubro á dezembro de 2016 com carga horária total de 20 horas. Os conteúdos químicos trabalhados nas aulas Ciência, Tenologia e Sociedade (CTS) e Três Momentos Pedagógicos (3MP) foram: Cinética Química e Soluções respectivamente. As estratégias utilizadas a fim de alcançar os objetivos almejados foram: análise de imagens, jogo, estudo de caso, prática experimental e textos informativos. A utilização do Projeto Pedagógico “Química dos Alimentos” foi ferramenta eficaz para o desenvolvimento de práticas pedagógicas não tradicionais em uma turma do 2º ano do ensino médio, pois propiciou o envolvimento e reflexão crítica dos estudantes, que frequentavam as aulas, de forma intensa e construtiva principalmente nas aulas CTS e 3MP evidenciando a importância da utilização de metodologias de ensino que permitam além do conhecimento científico a formação para a cidadania.