O presente estudo tem o intuito de apresentar um retrospecto histórico das pesquisas sobre Educação Matemática no Amazonas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Amazônia (PPGECA). Desse modo, a investigação ancora-se num dos objetivos norteadores do PPGECA que visa formar docentes pesquisadores, em nível de mestre, na área de Ensino de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa, para atuação de maneira altamente qualificada no ensino e na produção de conhecimentos, dando ênfase às questões da Amazônia. Logo, a pesquisa justifica-se por ampliar as discussões teórico-práticas a respeito da efetiva relação que as áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática vem firmando ao longo dos anos, especificamente no Amazonas. Os resultados apontam que a Educação Matemática no Amazonas caminharam em quatro direções nos últimos anos: a) Práticas interdisciplinares envolvendo a matemática com outros componentes curriculares em prol de um ensino desfragmentado; b) Estudos do currículo, pautando-se nas teóricas curriculares, bem como nos documentos legais da educação básica; c) Experiências docentes e práticas pedagógicas associadas aos conhecimentos matemáticos; e d) Aspectos cognitivos da aprendizagem matemática e seus impactos na educação do campo, educação básica e dificuldades de aprendizagem.