Este estudo consiste em abordar as atividades realizadas pela equipe do Subprojeto Matemática do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus Cuité/PB pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID com objetivo desmitificar a ideia de que alunos com necessidades especiais apenas transcrevem da lousa para o caderno por meio da atividade “Desenho Geométrico: Auxiliando o conhecimento da geometria”. A atividade foi realizada durante o mês de março e abril com alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos localizada no município de Cuité – PB, onde tínhamos um público diversificado com alunos especiais e alunos considerados “normais” perante a sociedade. Trata-se de um estudo foi de abordagem descritiva por meio da observação sistemática, com o objetivo de analisar os alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE e os demais durante o desenvolvimento das atividades matemáticas como construção de desenhos geométricos e jogos relacionados em um contexto didático. Como resultado os alunos desenvolveram a atividade de forma autônoma, assim como os demais mesmo com algumas dificuldades encontradas. Verificou-se que a colaboração entre o professor efetivo e os bolsistas pode fazer total diferença quanto à qualidade da aquisição dos conceitos educacionais.