A literatura mostra que a matemática é considerada pelo alunado como uma disciplina de difícil compreensão. Esse julgamento ocorre principalmente por se tratar de uma disciplina complexa e que muitos alunos não se identificam com a mesma. Uma alternativa para tornar o ensino de matemática mais atraente é a utilização dos Ojetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) que são recursos pedagógicos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de propor a utilização dos OVAs como ferramenta metodológica para o ensino da disciplina de matemática, precisamente para o conteúdo de Plano Cartesiano. Com a finalidade de dinamizar e inovar a abordagem do conteúdo da disciplina supracitada, escolheu-se o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) como repositório digital para realizar a quantificação dos OVAs oferecidos para o conteúdo de Plano Cartesiano, que podem ser utilizados em sala de aula como auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa aplicada, bibliográfica, estudo de caso, descritiva, onde os dados coletados foram tratados de maneira quali-quantitativa. Observou-se que o BIOE disponibiliza 49 objetos virtuais de aprendizagem para este conteúdo, sendo que estes encontram-se divididos por categorias e níveis de ensino. Para a categoria Animação/Simulação o BIOE disponibiliza 85,7% de todos os objetos virtuais de aprendizagem que abordam o assunto de Plano Cartesiano, sendo que 07 são para o Ensino Fundamental nas séries Finais; 26 para o Ensino Médio e 09 para Educação Superior. Em contra partida as categorias Mapas; Áudio e Imagem não disponibilizam nenhum OVA