Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE NOS DOCUMENTOS CURRICULARES

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Neste trabalho relatamos os resultados de uma análise feita na disciplina de Matemática na Educação Básica, do curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal de Pernambuco. Nesta disciplina fomos desafiados a pensar o que é álgebra, o porquê do ensino de álgebra e como ensinar álgebra no ensino básico. Para responder a essas indagações fizemos uma pesquisa documental, onde analisamos cinco documentos curriculares. Através das análises desses documentos percebemos que os mesmos defendem a proposta de que a álgebra deve ser abordada com certos cuidados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo de grande importância o professor não introduzir representações algébricas, o ideal é explorar a reta numérica, regularidades em sequência, determinação de um termo desconhecido em uma igualdade matemática. É necessário que o aluno esteja engajado em atividades que inter-relacionem as diferentes concepções de álgebra para um melhor entendimento. Diante do que analisamos podemos verificar que o ensino de álgebra perpassa por outros blocos de conteúdos, e é importante que nós como futuros docentes possamos fazer essas conexões. Além disso é fundamental trabalhar em sala de aula os significados das letras, e também as concepções de álgebra. E não nos apegarmos a apenas ensinar as técnicas de resolver equações, mas sim propor situações que o alunado investigue padrões, generalize fórmulas para que eles consigam compreender a linguagem algébrica.

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