Eesse trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos relacionados ao Filo Porifera nos livros didáticos (LD) de Biologia, focalizando a qualidade das informações apresentadas e como estas são abordadas de acordo com critérios pré-definidos. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos uma análise de três LD de Biologia utilizando-se de alguns critérios: 1) conceitos atualizados sobre o filo porifera, 2) conceitos morfologicos, fisiológicos e ecológicos, 3) terminologia cientifica, 4) consulta e leitura de textos complementares, 5) iluatraçoes e sua relevancia na complemntação do texto, 6) atividades propostas com conexão com o cotidiano dos alunos, e 7) exercicios atrelados a vestibulares e/ou ENEM. Os resultados deste trabalho evidenciam que os LD avaliados apresentam alguns problemas no que diz respeito a uma abordagem mais aprofundada sobre a morfologia, fisiologia e ecologia dos Poríferos. Também se verifica a necessidade de uma complementação e atualização dos conhecimentos envolvendo o Filo, visando minimizar a propagação de conhecimentos errôneos que levem aos estudantes a formarem conceitos com informações desatualizadas e/ou intrinsicamente equivocadas sobre o conteúdo. Salientamos ainda a necessidade da utilização de uma linguagem técnico-cientifica adequada ao nível proposto, bem como uma melhor elaboração das questões objetivas e discursivas dos exercícios vinculados a vestibulares e/ou ENEM, preparando-os para as seleções e ingressos em cursos de nível superior.