Todo ser humano carrega consigo uma história única, seja de ordem familiar, escolar com seus valores éticos e culturais que podem ser compartilhados, ampliada e diversificada, em um determinado tempo e espaço (CHARLOT,2009). Nesse contexto, buscamos identificar as relações com saberes matemáticos estabelecidos por alunos da Educação de Adultos. Para tanto, realizamos uma entrevista aberta com 7 (sete) alunos com faixa etária entre 54 e 65 anos em fevereiro de 2017, com duração de 15 minutos. Nossos achados relevam que o fracasso escolar dos nossos sujeitos ao longo da vida está diretamente relacionado à singularidade sócio histórica, tendo em vista que muitos não tiveram acesso à escola por se dedicarem desde a infância a trabalhos na agricultura familiar. Ao serem questionados sobre a importância da aprendizagem Matemática, é possível identificar nos discursos uma forte relação com o saber, pois os sujeitos apontam aspectos relevantes da Matemática no cotidiano. Este panorama demonstra os sujeitos mobilizados, e que a escola apresenta-se como um espaço ideal para apropriação de saberes matemáticos.