Desenvolveu-se a presente pesquisa durante o período de regência de um Estágio Supervisionado em Química III, com alunos do terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cristiano Cartaxo, localizada em Cajazeiras- PB. Com o objetivo de dinamizar e inovar a abordagem do conteúdo de Química Orgânica, necessariamente sobre a nomenclatura dos hidrocarbonetos, a aluna estagiária apresentou a seus alunos o Banco Internacional de Objetos Educacionais e utilizou com os mesmos o objeto virtual de aprendizagem da categoria vídeo: Os Hidrocarbonetos. Para coleta de dados utilizou-se um questionário formulado com 07 questões relacionadas a aceitabilidade dos alunos envolvidos sobre a ferramenta metodológica utilizada e o conteúdo trabalhado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, onde os dados foram analisados quali-quantitativamente. Apesar de todos os alunos terem assegurado não conhecer o banco de dados apresentado, todos participaram ativamente e a maioria, 87,5% destes, afirmaram que o vídeo assistido contribuiu e facilitou a aprendizagem do conteúdo abordado.