Sabendo da escassez da oferta da disciplina de inglês para fins específicos (IFE) nas ementas dos cursos de licenciatura para a formação de professores de inglês e da crescente necessidade de profissionais habilitados a trabalhar com essa abordagem, torna-se urgente a criação de espaços para que esses docentes tenham orientações sobre o ensino de IFE. O objetivo deste trabalho é compartilhar nossa experiência no design de materiais de IFE no ensino médio-técnico e apresentar um exemplo de material para uma turma de biotecnologia mostrando todo o processo de construção da aula, que tem como foco principal a reflexão crítica a partir da leitura de gêneros multimodais, nomeadamente um artigo de uma revista de popularização da ciência e dois anúncios. Para tanto, partimos da análise de necessidades e da seleção de temas, passando pela escolha dos textos e análise dos gêneros até a elaboração dos materiais propriamente dita, pensando na organização de tarefas e seu encadeamento de forma adequada ao nível dos alunos. A fim de discutir a escolha de temas, gêneros e tarefas que promovam a negociação de significados com os textos a partir da análise prévia das necessidades do grupo, recorremos ao arcabouço teórico da Linguística Aplicada, juntamente com pesquisas sobre a abordagem de IFE, o ensino de gêneros discursivos, o design de materiais e a multimodalidade. Por fim, mostramos os resultados da pesquisa conduzida com uma turma após a implementação do material exemplificado, que contribuem para nossos futuros planejamentos e adaptações dos instrumentos de aprendizagem que usamos, bem como ratificam a importância da participação de todos os envolvidos para a construção das aulas de IFE.