O ensino de Língua Portuguesa (LP) tem sido pauta de pesquisas de estudiosos que buscam entender o porquê de os alunos apresentarem defasagem na leitura e na escrita. É importante que a língua seja estudada em seu contexto real de uso, por isso, os gêneros textuais assumem um papel importante nesse processo, haja vista que, ao utilizarmos a linguagem, a materializamos em forma de gêneros textuais. Para analisarmos esses problemas no ensino de LP, nos utilizaremos dos aportes teóricos advindos dos estudos de Bakhtin (2011), Kleiman (2005), Marcuschi (2008), Soares (2003), Antunes (2003) entre outros. Com este trabalho, objetivamos analisar as práticas de linguagem com utilização dos gêneros textuais mediadas por cinco professores de 6º ano de escolas públicas de três cidades diferentes. De cunho qualitativo, utilizamos o questionário para a coleta de dados junto aos professores, a fim de analisarmos a prática docente de LP a partir do uso dos gêneros textuais. No contexto atual em que se encontra o ensino da leitura e da escrita na escola, é necessário que o professor promova momentos de letramento em sala para que, dessa forma, o aluno possa elevar o seu nível de letramento, o que contribuirá para que, ao concluir o Ensino Fundamental, saiba fazer uso da linguagem nos mais diversos contextos de interação. Como resultados, podemos constatar que, embora a importância dada ao trabalho com os gêneros textuais seja uma necessidade não tão atual, ainda é notório uma tímida apropriação ou uma apropriação um tanto inadequada desses instrumentos, o que compromete a aprendizagem da leitura e da escrita na educação básica.
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