A ESCRITA PARTICIPATIVA/COLABORATIVA NA MÚSICA “LIVRE NA BALADA”
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27132 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 1527 "titulo" => "A ESCRITA PARTICIPATIVA/COLABORATIVA NA MÚSICA “LIVRE NA BALADA”" "resumo" => "Vive-se em um período o qual, independente das várias denominações que recebe, seja “Modernidade Recente” ou “Era das Linguagens Líquidas” etc., é, indubitavelmente, marcado por mudanças avassaladoras que abarcam os mais variados âmbitos da vida social e alteram o modo de pensar, de ler, de escrever e mesmo de ser. Tem-se um novo ethos. Nesse contexto, então, no âmbito da linguagem, salientam-se novos textos (hipertextos) e novas linguagens (multimodalidade), e se constata um novo modo de autor e leitor se relacionarem entre si e com o “bem produzido”, isto é, com base na participação e na colaboração principalmente. Têm-se “lautores”. No campo da cultura, por sua vez, destaca-se a multiplicidade de culturas, a qual passa a ser reconhecida e a incluir culturas anteriormente “marginalizadas”. Desse modo, cabe analisar práticas de produção participativa/colaborativa na “cibercultura”, realizadas por pessoas comuns. Considerando a ampla divulgação e a participação de inúmeros lautores em uma produção artística, analisa-se, neste artigo, mais especificamente a música “Livre na Balada”, de Wesley Safadão. Para este artigo, foram traçados os seguintes objetivos: apresentar as marcas da sociedade contemporânea e da cultura participativa/de convergência; analisar a música “Livre na Balada” revelando as principais linguagens envolvidas na sua produção; e refletir sobre o papel da escola frente a essas novas formas de produção. O papel da escola merece ser frisado, tendo em vista que a escola da era digital não pode negligenciar essa prática participativa e colaborativa que se instaurou com a implantação da Web 2.0 e que leva à necessidade de se repensar a prática pedagógica e, sobretudo, o currículo escolar, dando espaço para a discussão e a inserção dessas novas práticas. Metodologicamente, fora feita uma pesquisa de natureza qualitativa cuja abordagem adotada fora a netnográfica. Após a análise dos dados, constatou-se que uma diversidade de modos de linguagens foi acionada pelos sujeitos, a exemplo de imagens, linguagem verbal, vídeos, o que revela um novo tipo de consumidor/leitor, e um novo sistema de mídia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES" "palavra_chave" => "CONVERGÊNCIA, ESCRITA PARTICIPATIVA/COLABORATIVA, MÚSICA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1527_23032017145131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARAIZA DE MORAES VALENTIM ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARAIZA MORAES" "autor_email" => "maraizamoraes2006@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27132 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 1527 "titulo" => "A ESCRITA PARTICIPATIVA/COLABORATIVA NA MÚSICA “LIVRE NA BALADA”" "resumo" => "Vive-se em um período o qual, independente das várias denominações que recebe, seja “Modernidade Recente” ou “Era das Linguagens Líquidas” etc., é, indubitavelmente, marcado por mudanças avassaladoras que abarcam os mais variados âmbitos da vida social e alteram o modo de pensar, de ler, de escrever e mesmo de ser. Tem-se um novo ethos. Nesse contexto, então, no âmbito da linguagem, salientam-se novos textos (hipertextos) e novas linguagens (multimodalidade), e se constata um novo modo de autor e leitor se relacionarem entre si e com o “bem produzido”, isto é, com base na participação e na colaboração principalmente. Têm-se “lautores”. No campo da cultura, por sua vez, destaca-se a multiplicidade de culturas, a qual passa a ser reconhecida e a incluir culturas anteriormente “marginalizadas”. Desse modo, cabe analisar práticas de produção participativa/colaborativa na “cibercultura”, realizadas por pessoas comuns. Considerando a ampla divulgação e a participação de inúmeros lautores em uma produção artística, analisa-se, neste artigo, mais especificamente a música “Livre na Balada”, de Wesley Safadão. Para este artigo, foram traçados os seguintes objetivos: apresentar as marcas da sociedade contemporânea e da cultura participativa/de convergência; analisar a música “Livre na Balada” revelando as principais linguagens envolvidas na sua produção; e refletir sobre o papel da escola frente a essas novas formas de produção. O papel da escola merece ser frisado, tendo em vista que a escola da era digital não pode negligenciar essa prática participativa e colaborativa que se instaurou com a implantação da Web 2.0 e que leva à necessidade de se repensar a prática pedagógica e, sobretudo, o currículo escolar, dando espaço para a discussão e a inserção dessas novas práticas. Metodologicamente, fora feita uma pesquisa de natureza qualitativa cuja abordagem adotada fora a netnográfica. Após a análise dos dados, constatou-se que uma diversidade de modos de linguagens foi acionada pelos sujeitos, a exemplo de imagens, linguagem verbal, vídeos, o que revela um novo tipo de consumidor/leitor, e um novo sistema de mídia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES" "palavra_chave" => "CONVERGÊNCIA, ESCRITA PARTICIPATIVA/COLABORATIVA, MÚSICA POPULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1527_23032017145131.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARAIZA DE MORAES VALENTIM ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARAIZA MORAES" "autor_email" => "maraizamoraes2006@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }