O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola. O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada.