Atualmente, estudar os gêneros textuais nos vários contextos, dentre eles o digital, é um desafio e uma necessidade para os linguistas que desejam entender os recursos textuais e linguístico-discursivos mobilizados pelos usuários da língua nas interações de que participam. O presente estudo objetiva analisar a interação entre os gêneros que circulam no Facebook, considerados como artefatos de letramento, em relação com sua possível contribuição como subsídio pedagógico em sala de aula. Com vistas a alcançar este objetivo, selecionamos exemplares de alguns gêneros ali circulantes, inter-relacionando esse material com dois dos eixos temáticos em que estão pautados o ensino de Língua Portuguesa: leitura e escrita. O corpus coletado utilizado na análise é de divulgação pública online. A metodologia utilizada é de caráter essencialmente analítico e interpretativo com base na abordagem qualitativa. Teoricamente, o trabalho está ancorado nas perspectivas teóricas de Miller (2012) e Bazerman (2005), que concebem os gêneros textuais como “formas de ação social” e “modos de ser” utilizados para a interação social; nas discussões de Bhatia (2009) no que diz respeito a sua concepção de gênero de texto, bem como nos estudos de Marcuschi (2004) no que se refere aos conceitos que envolvem os gêneros digitais e o ensino de língua materna. Os resultados sugerem que o Facebook pode ser um forte aliado para a interação entre gêneros e letramento, visto que os gêneros circulantes nesse ambiente oferecem a possibilidade de contextualizar conceitos tradicionais e dicotômicos, como as modalidades de fala e escrita, e apresentá-los de modo interacionista, como um contínuo entre as modalidades.