Frente ao distanciamento dos estudantes diante do texto literário muito se tem debatido acerca de metodologias de ensino de Literatura, a fim de conferir-lhe um lugar na escola capaz de levar a leitura literária para a vida do aluno, ou seja, conduzi-la para além desse locus, o que significa promover uma reaproximação a ponto de torná-lo um leitor efetivo. Nesse contexto, as adaptações têm funcionado como uma ferramenta de apresentação de obras literárias importantes e favoráveis para a formação leitora, incluindo-se também o formato das histórias em quadrinhos. Assim, com fundamento na teoria da adaptação, que concebe esta como revisitações de obras adaptadas, bem como em estudos que reconhecem a importância das histórias em quadrinhos para a formação literária do leitor infantil e juvenil, neste trabalho, propõe-se compreender o lugar que pesquisadores dedicados ao estudo da formação leitora têm conferido a essa forma de expressão artística, as histórias em quadrinhos. Para tanto, pretende-se investigar o papel das adaptações em quadrinhos para a aproximação do leitor em formação e também descrever algumas metodologias utilizadas para promoção da leitura literária em sala de aula por meio desses textos. Metodologicamente, empregamos a pesquisa descritivo-interpretativa de cunho qualitativo para a realização da revisão bibliográfica e para a compreensão dos métodos utilizados em leitura literária. Como resultados, verificamos que as histórias em quadrinhos têm o poder de sobrepujar uma eventual monotonia que um leitor incipiente pode sentir em face a um texto adaptado, em razão dos múltiplos sentidos que despertam, contribuindo, assim, para o processo de formação leitora de crianças e jovens.