O ROMANTISMO E O REALISMO: RECORTES DOS PERFIS DA MULHER DO SÉCULO XIX EM AURÉLIA E LUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27539 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "O ROMANTISMO E O REALISMO: RECORTES DOS PERFIS DA MULHER DO SÉCULO XIX EM AURÉLIA E LUISA" "resumo" => "O trabalho com a leitura de textos literários em sala de aula requer dos professores a busca por alternativas no sentido de tornar atrativa a atividade, pois não raro, os alunos reclamam e sentem bastante dificuldade. Esta pesquisa analisará se os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio em uma escola do município de Petrolândia (PE) têm a prática da leitura do texto literário promovida na escola de forma que contribua como meio de apropriação do prazer que existe na compreensão crítica e reflexiva do texto. Objetivando promover a leitura e a apreciação das narrativas do gênero romance nas obras “Senhora” (José de Alencar) e “O Primo Basílio” (Eça de Queirós), distinguindo nos referidos textos os traços representativos da mulher e seus amores em seu contexto social, histórico e literário; assim como reconhecer os contrastes e semelhanças observados nos perfis femininos do romantismo e do realismo. A literatura exerce o papel de interagir com o leitor, fazendo com que este se torne um ser crítico, consciente e capaz de criar seu próprio significado. No entanto, o leitor deve refletir as marcas deixadas pelo autor, juntamente com os conhecimentos prévios do leitor, por isso segundo Candido (2000), são dois termos que atuam um sobre o outro (obra e leitor), e aos quais se junta o autor, termo inicial desse processo de circulação literária, para configurar a realidade da literatura atuando no tempo. Utilizaremos a pesquisa qualitativa no desenvolvimento deste trabalho, procurando contemplar os propósitos investigados, evidenciando o processo sobre o produto, tendo o contato direto do pesquisador com o objeto pesquisado, observando as perspectivas dos participantes. O propósito da pesquisa torna-se evidente porque a intenção é apresentar os perfis da mulher e seus amores em contextos socioculturais e históricos, para tanto será necessário ponderar esta compreensão sob o olhar dos envolvidos nas leituras dos textos. Para a compreensão será desenvolvida a Sequências Básicas de Leituras, propostas por COSSON (2009). Os demais aportes teóricos serão elencados na Fundamentação Teórica e Referências Bibliográficas desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA, PERFIS FEMININOS, REALIDADE DA LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1135_13032017233853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAIRA DALMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZAIRA SILVA" "autor_email" => "izadalma@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27539 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 221 "inscrito_id" => 1135 "titulo" => "O ROMANTISMO E O REALISMO: RECORTES DOS PERFIS DA MULHER DO SÉCULO XIX EM AURÉLIA E LUISA" "resumo" => "O trabalho com a leitura de textos literários em sala de aula requer dos professores a busca por alternativas no sentido de tornar atrativa a atividade, pois não raro, os alunos reclamam e sentem bastante dificuldade. Esta pesquisa analisará se os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio em uma escola do município de Petrolândia (PE) têm a prática da leitura do texto literário promovida na escola de forma que contribua como meio de apropriação do prazer que existe na compreensão crítica e reflexiva do texto. Objetivando promover a leitura e a apreciação das narrativas do gênero romance nas obras “Senhora” (José de Alencar) e “O Primo Basílio” (Eça de Queirós), distinguindo nos referidos textos os traços representativos da mulher e seus amores em seu contexto social, histórico e literário; assim como reconhecer os contrastes e semelhanças observados nos perfis femininos do romantismo e do realismo. A literatura exerce o papel de interagir com o leitor, fazendo com que este se torne um ser crítico, consciente e capaz de criar seu próprio significado. No entanto, o leitor deve refletir as marcas deixadas pelo autor, juntamente com os conhecimentos prévios do leitor, por isso segundo Candido (2000), são dois termos que atuam um sobre o outro (obra e leitor), e aos quais se junta o autor, termo inicial desse processo de circulação literária, para configurar a realidade da literatura atuando no tempo. Utilizaremos a pesquisa qualitativa no desenvolvimento deste trabalho, procurando contemplar os propósitos investigados, evidenciando o processo sobre o produto, tendo o contato direto do pesquisador com o objeto pesquisado, observando as perspectivas dos participantes. O propósito da pesquisa torna-se evidente porque a intenção é apresentar os perfis da mulher e seus amores em contextos socioculturais e históricos, para tanto será necessário ponderar esta compreensão sob o olhar dos envolvidos nas leituras dos textos. Para a compreensão será desenvolvida a Sequências Básicas de Leituras, propostas por COSSON (2009). Os demais aportes teóricos serão elencados na Fundamentação Teórica e Referências Bibliográficas desta pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA, PERFIS FEMININOS, REALIDADE DA LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1135_13032017233853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZAIRA DALMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "IZAIRA SILVA" "autor_email" => "izadalma@hotmail.com" "autor_ies" => "UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }