A leitura é uma atividade inerente ao ser humano, é uma aptidão que vai se construindo desde cedo e aperfeiçoada de várias maneiras ao longo do tempo. A escola possui a função de desenvolver e aperfeiçoar essa habilidade de modo a proporcionar aos alunos o exercício de sua cidadania, para que possam cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos. Com a propagação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a construção textual tem adquirido novos formatos revelando novas formas de ler e de compreender textos, que passaram a ganhar cores, imagens, formatos etc. Com esses novos ícones vieram os novos sentidos, e quando utilizados de modo coerente, proporcionam uma grande potencialidade educativa. Os matérias didáticos, sobretudo o Livro Didático(LD) já apresentam essas múltiplas linguagens exigindo o reconhecimento desses elementos multimodais como complementares às práticas educativas dos professores. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é apresentar os principais conceitos sobre leitura multimodal, mostrando a importância do professor de Língua Espanhola(LE) em conhecer a leitura enquanto competência multimodal, que abarca diferentes gêneros discursivos constituídos por diferentes modos de linguagem: verbal oral, verbal escrita, não verbal, imagética, gestual, sonora, etc. O modelo teórico-metodológico adotado neste estudo foi de natureza qualitativa por considerar a interpretação a subjetividade e a flexibilidade no processo de construção da pesquisa. Recorreu-se, principalmente, a pesquisa bibliográfica por tratarmos de teorias já analisadas, e publicadas em meios escritos ou eletrônicos. Nosso trabalho aponta resultados ressalvando a importância de trabalhar a leitura enquanto competência multimodal no espaço de sala de aula, mostrando que o LD, mediante intensificação dos recursos multimodais, também tem acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade. Assim, procedemos à discussão sobre Leitura e formação docente; leitura enquanto competência multimodal; leitura multimodal no LD de Língua espanhola- PNLD, Cercanía Joven, 2º ano do Ensino Médio ( 2013). A partir das contribuições de Cane e Coscarelli (2011); Kress (2003); Marenco (2014), Santaella (2012), entre outros. Acreditamos que LD não deve ser tomado como único e exclusivo material, contudo é preciso usá-lo adequadamente, com o propósito de contribuir para a aprendizagem de determinados conteúdos. Logo, o professor precisa ser conhecedor de teorias e conceitos sobre multimodalidade e multiletramentos para que o trabalho com a habilidade de leitura não se torne apenas mais um pretexto para aprendizagem de conteúdos meramente gramaticais.