LEITURA MULTIMODAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27409 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "LEITURA MULTIMODAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "A leitura é uma atividade inerente ao ser humano, é uma aptidão que vai se construindo desde cedo e aperfeiçoada de várias maneiras ao longo do tempo. A escola possui a função de desenvolver e aperfeiçoar essa habilidade de modo a proporcionar aos alunos o exercício de sua cidadania, para que possam cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos. Com a propagação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a construção textual tem adquirido novos formatos revelando novas formas de ler e de compreender textos, que passaram a ganhar cores, imagens, formatos etc. Com esses novos ícones vieram os novos sentidos, e quando utilizados de modo coerente, proporcionam uma grande potencialidade educativa. Os matérias didáticos, sobretudo o Livro Didático(LD) já apresentam essas múltiplas linguagens exigindo o reconhecimento desses elementos multimodais como complementares às práticas educativas dos professores. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é apresentar os principais conceitos sobre leitura multimodal, mostrando a importância do professor de Língua Espanhola(LE) em conhecer a leitura enquanto competência multimodal, que abarca diferentes gêneros discursivos constituídos por diferentes modos de linguagem: verbal oral, verbal escrita, não verbal, imagética, gestual, sonora, etc. O modelo teórico-metodológico adotado neste estudo foi de natureza qualitativa por considerar a interpretação a subjetividade e a flexibilidade no processo de construção da pesquisa. Recorreu-se, principalmente, a pesquisa bibliográfica por tratarmos de teorias já analisadas, e publicadas em meios escritos ou eletrônicos. Nosso trabalho aponta resultados ressalvando a importância de trabalhar a leitura enquanto competência multimodal no espaço de sala de aula, mostrando que o LD, mediante intensificação dos recursos multimodais, também tem acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade. Assim, procedemos à discussão sobre Leitura e formação docente; leitura enquanto competência multimodal; leitura multimodal no LD de Língua espanhola- PNLD, Cercanía Joven, 2º ano do Ensino Médio ( 2013). A partir das contribuições de Cane e Coscarelli (2011); Kress (2003); Marenco (2014), Santaella (2012), entre outros. Acreditamos que LD não deve ser tomado como único e exclusivo material, contudo é preciso usá-lo adequadamente, com o propósito de contribuir para a aprendizagem de determinados conteúdos. Logo, o professor precisa ser conhecedor de teorias e conceitos sobre multimodalidade e multiletramentos para que o trabalho com a habilidade de leitura não se torne apenas mais um pretexto para aprendizagem de conteúdos meramente gramaticais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, LD DE LÍNGUA ESPANHOLA, ENSINO DE LE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1292_15032017155602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTHINE LEITE LACERDA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deboracristhine@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27409 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "LEITURA MULTIMODAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "A leitura é uma atividade inerente ao ser humano, é uma aptidão que vai se construindo desde cedo e aperfeiçoada de várias maneiras ao longo do tempo. A escola possui a função de desenvolver e aperfeiçoar essa habilidade de modo a proporcionar aos alunos o exercício de sua cidadania, para que possam cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos. Com a propagação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a construção textual tem adquirido novos formatos revelando novas formas de ler e de compreender textos, que passaram a ganhar cores, imagens, formatos etc. Com esses novos ícones vieram os novos sentidos, e quando utilizados de modo coerente, proporcionam uma grande potencialidade educativa. Os matérias didáticos, sobretudo o Livro Didático(LD) já apresentam essas múltiplas linguagens exigindo o reconhecimento desses elementos multimodais como complementares às práticas educativas dos professores. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é apresentar os principais conceitos sobre leitura multimodal, mostrando a importância do professor de Língua Espanhola(LE) em conhecer a leitura enquanto competência multimodal, que abarca diferentes gêneros discursivos constituídos por diferentes modos de linguagem: verbal oral, verbal escrita, não verbal, imagética, gestual, sonora, etc. O modelo teórico-metodológico adotado neste estudo foi de natureza qualitativa por considerar a interpretação a subjetividade e a flexibilidade no processo de construção da pesquisa. Recorreu-se, principalmente, a pesquisa bibliográfica por tratarmos de teorias já analisadas, e publicadas em meios escritos ou eletrônicos. Nosso trabalho aponta resultados ressalvando a importância de trabalhar a leitura enquanto competência multimodal no espaço de sala de aula, mostrando que o LD, mediante intensificação dos recursos multimodais, também tem acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade. Assim, procedemos à discussão sobre Leitura e formação docente; leitura enquanto competência multimodal; leitura multimodal no LD de Língua espanhola- PNLD, Cercanía Joven, 2º ano do Ensino Médio ( 2013). A partir das contribuições de Cane e Coscarelli (2011); Kress (2003); Marenco (2014), Santaella (2012), entre outros. Acreditamos que LD não deve ser tomado como único e exclusivo material, contudo é preciso usá-lo adequadamente, com o propósito de contribuir para a aprendizagem de determinados conteúdos. Logo, o professor precisa ser conhecedor de teorias e conceitos sobre multimodalidade e multiletramentos para que o trabalho com a habilidade de leitura não se torne apenas mais um pretexto para aprendizagem de conteúdos meramente gramaticais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "LEITURA MULTIMODAL, LD DE LÍNGUA ESPANHOLA, ENSINO DE LE, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1292_15032017155602.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTHINE LEITE LACERDA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deboracristhine@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }