NASCIMENTO, Jeovânia Pinheiro Do. O ensino do gênero poesia em sala de aula. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/27487>. Acesso em: 23/11/2024 15:38
O presente artigo destina-se a tratar sobre a problemática dos gêneros textuais, especificamente em relação ao ensino do gênero poesia em sala de aula, isto é, será que esse gênero textual é abordado no ensino da língua portuguesa nas escolas e, se é, como é tratado. A parti de que orientação metodológica ele é apresentado aos/às aprendentes. Para responder essas questões foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e a de campo que foi desenvolvida na EEEFM Prof. Antonio Gomes, no município de Bayeux, com os/as educadores/as de língua portuguesa e educandos/as das duas turmas do 3º ano do ensino médio noturno desta escola, em que se buscou averiguar o processo de ensino-aprendizagem da poesia na escola assim como a absorção por parte dos/as aprendentes pelo gosto a poesia. Concluindo-se que a partir do ensino da poesia enquanto gênero, pensando-se suas características, o Eu lírico, apreendendo e habituando-se a linguagem poética como diz Pinheiro e Oliveira os/as estudantes passam a conhecer, entender e gostar de poesia. Entretanto, existem muitos problemas a serem trabalhados para que o ensino desse gênero torne-se efetivo na rede de ensino.