A escola, como mediadora do conhecimento, tem o papel fundamental de fornecer mecanismos para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de um escritor autônomo e crítico dos seus enunciados, refletindo sobre a funcionalidade da escrita na sociedade contemporânea. Considerando o exposto, é importante ressaltar ainda que toda manifestação verbal é realizada através de algum gênero textual, ele é a representação da língua em nosso cotidiano nas mais diversas situações de uso. Assim, este estudo tem o objetivo de refletir, a partir da proposição de uma sequência didática, sobre a importância do gênero textual notícia na funcionalidade dos discursos produzidos, já que não produzimos enunciados no vácuo, os discursos são dotados de sentidos e intencionalidades. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas concepções teóricas de Antunes (2003), Bakhtin (2000), Dolz (2004), Marcuschi (2003), entre outros aportes que dispensam importantes discussões sobre a necessidade de se desenvolver estratégias que viabilizem ao sujeito-aluno a possibilidade de refletir sobre a funcionalidade da escrita, bem como a importância do estudo dos gêneros textuais na contemporaneidade. O estudo indica que o trabalho com o gênero textual notícia, a partir da sequência didática, possibilita, tanto ao aluno quanto ao professor, uma reflexão acerca da língua escrita em situações reais de uso, o que poderá contribuir de forma significativa para a formação de escritores competentes, autores dos seus dizeres de modo crítico e reflexivo, assumindo assim a função de analista da língua e das práticas sociais que os circundam.