FÓRUM TEMÁTICO: UM GÊNERO EMERGENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27363 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 937 "titulo" => "FÓRUM TEMÁTICO: UM GÊNERO EMERGENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com o crescimento dos cursos oferecidos na modalidade a distância não apenas o meio pelo qual o processo de ensino-aprendizagem é concebido, mas também a interação entre os participantes tem tomado novos formatos (CURTIS & LAWSON, 2001; COSTA FILHO, 2016). Uma das ferramentas mais utilizadas para que o professor possa interagir com o aluno, e vice-versa, ou ainda para a interação entre os próprios alunos, é o fórum. Essa ferramenta tem como propósito comunicativo possibilitar a interação entre os sujeitos que estão envolvidos em um determinado espaço (geralmente uma sala de aula) dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, que constituem o suporte no qual esta ferramenta online se ancora. Considerando a existência de um propósito comunicativo e de um suporte (para citar apenas dois dos aspectos relacionados à constituição dos gêneros textuais), podemos perceber que o fórum na EaD se constitui como um texto dentro de uma situação comunicativa específica, ou seja, materializa-se como um gênero textual (MARCUSCHI, 2008). Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir as interações entre estudantes e professores em um fórum temático proposto e conduzido por dez semanas na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras a Distância do IFPB. Por meio do fórum os participantes tinham como tarefa dialogar uns com os outros, assim como com uma professora fictícia, a quem supostamente eles deveriam ajudar na solução de problemas presentes em sala de aula. Apresentaremos em nosso trabalho recortes de participações dos estudantes que ilustram o desenvolvimento e a composição dos fóruns temáticos como gênero textual emergente no ambiente virtual de aprendizagem. Após a análise dos dados, percebemos que gênero textual fórum temático funciona como uma transposição dos diálogos realizados na sala de aula presencial, representando, portanto, um importante recurso didático para a formação de professores no curso a distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, FÓRUM TEMÁTICO, GÊNERO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID937_19022017180740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO" "autor_nome_curto" => "MOACIR FILHO" "autor_email" => "jmscostafilho@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27363 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 937 "titulo" => "FÓRUM TEMÁTICO: UM GÊNERO EMERGENTE NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Com o crescimento dos cursos oferecidos na modalidade a distância não apenas o meio pelo qual o processo de ensino-aprendizagem é concebido, mas também a interação entre os participantes tem tomado novos formatos (CURTIS & LAWSON, 2001; COSTA FILHO, 2016). Uma das ferramentas mais utilizadas para que o professor possa interagir com o aluno, e vice-versa, ou ainda para a interação entre os próprios alunos, é o fórum. Essa ferramenta tem como propósito comunicativo possibilitar a interação entre os sujeitos que estão envolvidos em um determinado espaço (geralmente uma sala de aula) dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, que constituem o suporte no qual esta ferramenta online se ancora. Considerando a existência de um propósito comunicativo e de um suporte (para citar apenas dois dos aspectos relacionados à constituição dos gêneros textuais), podemos perceber que o fórum na EaD se constitui como um texto dentro de uma situação comunicativa específica, ou seja, materializa-se como um gênero textual (MARCUSCHI, 2008). Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir as interações entre estudantes e professores em um fórum temático proposto e conduzido por dez semanas na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras a Distância do IFPB. Por meio do fórum os participantes tinham como tarefa dialogar uns com os outros, assim como com uma professora fictícia, a quem supostamente eles deveriam ajudar na solução de problemas presentes em sala de aula. Apresentaremos em nosso trabalho recortes de participações dos estudantes que ilustram o desenvolvimento e a composição dos fóruns temáticos como gênero textual emergente no ambiente virtual de aprendizagem. Após a análise dos dados, percebemos que gênero textual fórum temático funciona como uma transposição dos diálogos realizados na sala de aula presencial, representando, portanto, um importante recurso didático para a formação de professores no curso a distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM, FÓRUM TEMÁTICO, GÊNERO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID937_19022017180740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO" "autor_nome_curto" => "MOACIR FILHO" "autor_email" => "jmscostafilho@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }