Com o crescimento dos cursos oferecidos na modalidade a distância não apenas o meio pelo qual o processo de ensino-aprendizagem é concebido, mas também a interação entre os participantes tem tomado novos formatos (CURTIS & LAWSON, 2001; COSTA FILHO, 2016). Uma das ferramentas mais utilizadas para que o professor possa interagir com o aluno, e vice-versa, ou ainda para a interação entre os próprios alunos, é o fórum. Essa ferramenta tem como propósito comunicativo possibilitar a interação entre os sujeitos que estão envolvidos em um determinado espaço (geralmente uma sala de aula) dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem, que constituem o suporte no qual esta ferramenta online se ancora. Considerando a existência de um propósito comunicativo e de um suporte (para citar apenas dois dos aspectos relacionados à constituição dos gêneros textuais), podemos perceber que o fórum na EaD se constitui como um texto dentro de uma situação comunicativa específica, ou seja, materializa-se como um gênero textual (MARCUSCHI, 2008). Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir as interações entre estudantes e professores em um fórum temático proposto e conduzido por dez semanas na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras a Distância do IFPB. Por meio do fórum os participantes tinham como tarefa dialogar uns com os outros, assim como com uma professora fictícia, a quem supostamente eles deveriam ajudar na solução de problemas presentes em sala de aula. Apresentaremos em nosso trabalho recortes de participações dos estudantes que ilustram o desenvolvimento e a composição dos fóruns temáticos como gênero textual emergente no ambiente virtual de aprendizagem. Após a análise dos dados, percebemos que gênero textual fórum temático funciona como uma transposição dos diálogos realizados na sala de aula presencial, representando, portanto, um importante recurso didático para a formação de professores no curso a distância.