Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LETRAMENTO DIGITAL E USO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ADCIONAL (E/LA)

Palavra-chaves: LETRAMENTOS DIGITAIS, TEXTOS MULTIMODAIS, ESPANHOL LÍNGUA ADICIONAL (E/LA), REDES SOCIAIS Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27415
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E USO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ADCIONAL (E/LA)"
    "resumo" => "Nos dias atuais vivemos a era digital, mesmo assim, ainda nos deparamos com a deficiência do uso das tecnologias digitais a propósito dos processos educativos. O mundo contemporâneo também reflete novas formas de se comunicar e explorar a informação. Dentro deste contexto, nossa pesquisa revisa a necessidade da aquisição de letramentos digitais nas escolas, uma vez que no processo de ensinagem professor e aluno, utilizam cotidianamente ferramentas digitais nas mais diversas esferas sociais, no entanto, estas não são direcionadas efetivamente ao foco do aprendizado. Problematiza-se, então: inserir o contexto digital, multimodal e tecnológico no ambiente escolar, pode realmente estimular a formação de alunos cocriativos em aulas de leitura em E/LA? É possível professor e alunos interagirem e compartilharem entre si, conhecimentos dos letramentos digitais na construção de aulas que utilizem a multimodalidade textual? Verifica-se, pois, a partir desse questionamento, que o mundo muda constantemente e que os indivíduos buscam se adaptar ao processo de transição tecnológica e cultural, no entanto, a linearidade apresentada outrora no campo da leitura no uso do papel e lápis, não dão conta da rapidez e variedades de situações comunicativas que são cobradas para a construção dos sentidos dos textos atuais. Para tanto, este estudo discorre sobre a importância da compreensão de textos multimodais segundo as pesquisas de Ribeiro (2016) e Rojo (2012, 2013) e outros teóricos no que se referem aos letramentos digitais como Lins e Souza (2016) e Xavier (2007). Nesse sentido, nossa ênfase recairá sobre o ensino de leitura em aulas de línguas adicionais, retendo o espanhol como foco principal. Ao procurar entender, a necessidade dos letramentos digitais e de refletir multimodalidade textual amplamente empregada nos meios digitais, tão emergentes no presente, destacamos novas possibilidades de atividades intra e extraclasse e um diálogo pedagógico com os textos advindos da virtualidade das redes sociais. Com isso, percebe-se que os textos multimodais são entidades comunicativas que são amplamente divulgadas no espaço escolar e fora dele. Destaca-se também o papel das tecnologias digitais e das redes sociais na circulação de textos multissemióticos que exigem do leitor uma nova postura diante das aulas de leitura nas aulas de línguas, sobretudo nas aulas de línguas adicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS, TEXTOS MULTIMODAIS, ESPANHOL LÍNGUA ADICIONAL (E/LA), REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID162_15032017203225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LIZARVEL COSTA QUERINO"
    "autor_nome_curto" => "FCO LIZÁRVEL"
    "autor_email" => "lizarvel.querino@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27415
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 393
    "inscrito_id" => 162
    "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL E USO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ADCIONAL (E/LA)"
    "resumo" => "Nos dias atuais vivemos a era digital, mesmo assim, ainda nos deparamos com a deficiência do uso das tecnologias digitais a propósito dos processos educativos. O mundo contemporâneo também reflete novas formas de se comunicar e explorar a informação. Dentro deste contexto, nossa pesquisa revisa a necessidade da aquisição de letramentos digitais nas escolas, uma vez que no processo de ensinagem professor e aluno, utilizam cotidianamente ferramentas digitais nas mais diversas esferas sociais, no entanto, estas não são direcionadas efetivamente ao foco do aprendizado. Problematiza-se, então: inserir o contexto digital, multimodal e tecnológico no ambiente escolar, pode realmente estimular a formação de alunos cocriativos em aulas de leitura em E/LA? É possível professor e alunos interagirem e compartilharem entre si, conhecimentos dos letramentos digitais na construção de aulas que utilizem a multimodalidade textual? Verifica-se, pois, a partir desse questionamento, que o mundo muda constantemente e que os indivíduos buscam se adaptar ao processo de transição tecnológica e cultural, no entanto, a linearidade apresentada outrora no campo da leitura no uso do papel e lápis, não dão conta da rapidez e variedades de situações comunicativas que são cobradas para a construção dos sentidos dos textos atuais. Para tanto, este estudo discorre sobre a importância da compreensão de textos multimodais segundo as pesquisas de Ribeiro (2016) e Rojo (2012, 2013) e outros teóricos no que se referem aos letramentos digitais como Lins e Souza (2016) e Xavier (2007). Nesse sentido, nossa ênfase recairá sobre o ensino de leitura em aulas de línguas adicionais, retendo o espanhol como foco principal. Ao procurar entender, a necessidade dos letramentos digitais e de refletir multimodalidade textual amplamente empregada nos meios digitais, tão emergentes no presente, destacamos novas possibilidades de atividades intra e extraclasse e um diálogo pedagógico com os textos advindos da virtualidade das redes sociais. Com isso, percebe-se que os textos multimodais são entidades comunicativas que são amplamente divulgadas no espaço escolar e fora dele. Destaca-se também o papel das tecnologias digitais e das redes sociais na circulação de textos multissemióticos que exigem do leitor uma nova postura diante das aulas de leitura nas aulas de línguas, sobretudo nas aulas de línguas adicionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS, TEXTOS MULTIMODAIS, ESPANHOL LÍNGUA ADICIONAL (E/LA), REDES SOCIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID162_15032017203225.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO LIZARVEL COSTA QUERINO"
    "autor_nome_curto" => "FCO LIZÁRVEL"
    "autor_email" => "lizarvel.querino@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Nos dias atuais vivemos a era digital, mesmo assim, ainda nos deparamos com a deficiência do uso das tecnologias digitais a propósito dos processos educativos. O mundo contemporâneo também reflete novas formas de se comunicar e explorar a informação. Dentro deste contexto, nossa pesquisa revisa a necessidade da aquisição de letramentos digitais nas escolas, uma vez que no processo de ensinagem professor e aluno, utilizam cotidianamente ferramentas digitais nas mais diversas esferas sociais, no entanto, estas não são direcionadas efetivamente ao foco do aprendizado. Problematiza-se, então: inserir o contexto digital, multimodal e tecnológico no ambiente escolar, pode realmente estimular a formação de alunos cocriativos em aulas de leitura em E/LA? É possível professor e alunos interagirem e compartilharem entre si, conhecimentos dos letramentos digitais na construção de aulas que utilizem a multimodalidade textual? Verifica-se, pois, a partir desse questionamento, que o mundo muda constantemente e que os indivíduos buscam se adaptar ao processo de transição tecnológica e cultural, no entanto, a linearidade apresentada outrora no campo da leitura no uso do papel e lápis, não dão conta da rapidez e variedades de situações comunicativas que são cobradas para a construção dos sentidos dos textos atuais. Para tanto, este estudo discorre sobre a importância da compreensão de textos multimodais segundo as pesquisas de Ribeiro (2016) e Rojo (2012, 2013) e outros teóricos no que se referem aos letramentos digitais como Lins e Souza (2016) e Xavier (2007). Nesse sentido, nossa ênfase recairá sobre o ensino de leitura em aulas de línguas adicionais, retendo o espanhol como foco principal. Ao procurar entender, a necessidade dos letramentos digitais e de refletir multimodalidade textual amplamente empregada nos meios digitais, tão emergentes no presente, destacamos novas possibilidades de atividades intra e extraclasse e um diálogo pedagógico com os textos advindos da virtualidade das redes sociais. Com isso, percebe-se que os textos multimodais são entidades comunicativas que são amplamente divulgadas no espaço escolar e fora dele. Destaca-se também o papel das tecnologias digitais e das redes sociais na circulação de textos multissemióticos que exigem do leitor uma nova postura diante das aulas de leitura nas aulas de línguas, sobretudo nas aulas de línguas adicionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.