Nos dias atuais vivemos a era digital, mesmo assim, ainda nos deparamos com a deficiência do uso das tecnologias digitais a propósito dos processos educativos. O mundo contemporâneo também reflete novas formas de se comunicar e explorar a informação. Dentro deste contexto, nossa pesquisa revisa a necessidade da aquisição de letramentos digitais nas escolas, uma vez que no processo de ensinagem professor e aluno, utilizam cotidianamente ferramentas digitais nas mais diversas esferas sociais, no entanto, estas não são direcionadas efetivamente ao foco do aprendizado. Problematiza-se, então: inserir o contexto digital, multimodal e tecnológico no ambiente escolar, pode realmente estimular a formação de alunos cocriativos em aulas de leitura em E/LA? É possível professor e alunos interagirem e compartilharem entre si, conhecimentos dos letramentos digitais na construção de aulas que utilizem a multimodalidade textual? Verifica-se, pois, a partir desse questionamento, que o mundo muda constantemente e que os indivíduos buscam se adaptar ao processo de transição tecnológica e cultural, no entanto, a linearidade apresentada outrora no campo da leitura no uso do papel e lápis, não dão conta da rapidez e variedades de situações comunicativas que são cobradas para a construção dos sentidos dos textos atuais. Para tanto, este estudo discorre sobre a importância da compreensão de textos multimodais segundo as pesquisas de Ribeiro (2016) e Rojo (2012, 2013) e outros teóricos no que se referem aos letramentos digitais como Lins e Souza (2016) e Xavier (2007). Nesse sentido, nossa ênfase recairá sobre o ensino de leitura em aulas de línguas adicionais, retendo o espanhol como foco principal. Ao procurar entender, a necessidade dos letramentos digitais e de refletir multimodalidade textual amplamente empregada nos meios digitais, tão emergentes no presente, destacamos novas possibilidades de atividades intra e extraclasse e um diálogo pedagógico com os textos advindos da virtualidade das redes sociais. Com isso, percebe-se que os textos multimodais são entidades comunicativas que são amplamente divulgadas no espaço escolar e fora dele. Destaca-se também o papel das tecnologias digitais e das redes sociais na circulação de textos multissemióticos que exigem do leitor uma nova postura diante das aulas de leitura nas aulas de línguas, sobretudo nas aulas de línguas adicionais.