Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AS CONTRIBUIÇÕES DO LER E ESCREVER ATRAVÉS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Palavra-chaves: ESTAGIO SUPERVISIONADO, LER E ESCREVER, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27337
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AS CONTRIBUIÇÕES DO LER E ESCREVER ATRAVÉS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O artigo aqui apresentado tem por objetivo apresentar análises acerca das contribuições do Estágio Supervisionado II- Séries inicias do Ensino Fundamental I, componente curricular do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN vivenciado no período de 25 de abril a 06 de maio de 2016, na Escola Municipal Raimundo Rocha, com 19 alunos em idade de nove e doze anos. Tomando como base as problemáticas encontradas na sala de aula durante a observação, na fase de regência procurou-se trabalhar a leitura usando como recursos metodológicos a ludicidade, de maneira que esta leitura venha influenciar na escrita significativa da aprendizagem da criança, envolvendo desta forma os alunos, contribuindo  para um ensino-aprendizagem prazeroso. As discussões e análises surgem no desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar “Nas ondas da leitura: ler e escrever através da ludicidade - realizado durante o período de docência”. Os resultados demonstram que trabalhar a leitura de forma diferenciada, pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem, pois todos os alunos se interessam e participam das atividades lúdicas, porque tornam as aulas mais dinâmicas, possibilitando as crianças a aprender brincando vivenciando o direito de ser criança. Por isso é tão importante trabalhar a leitura de forma lúdica, onde o profissional da educação possa prender a atenção da criança, e ela passe a ter domínio do ler e escrever através da ludicidade. É importante ressaltar que a procedimento pedagógico requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade e planejamento dessa prática, visando o ensino e a organização desse exercício numa perspectiva lúdica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "ESTAGIO SUPERVISIONADO, LER E ESCREVER, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID695_13032017104937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN FELIX DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN FELIX"
    "autor_email" => "lindinhafx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27337
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AS CONTRIBUIÇÕES DO LER E ESCREVER ATRAVÉS DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "resumo" => "O artigo aqui apresentado tem por objetivo apresentar análises acerca das contribuições do Estágio Supervisionado II- Séries inicias do Ensino Fundamental I, componente curricular do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN vivenciado no período de 25 de abril a 06 de maio de 2016, na Escola Municipal Raimundo Rocha, com 19 alunos em idade de nove e doze anos. Tomando como base as problemáticas encontradas na sala de aula durante a observação, na fase de regência procurou-se trabalhar a leitura usando como recursos metodológicos a ludicidade, de maneira que esta leitura venha influenciar na escrita significativa da aprendizagem da criança, envolvendo desta forma os alunos, contribuindo  para um ensino-aprendizagem prazeroso. As discussões e análises surgem no desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar “Nas ondas da leitura: ler e escrever através da ludicidade - realizado durante o período de docência”. Os resultados demonstram que trabalhar a leitura de forma diferenciada, pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem, pois todos os alunos se interessam e participam das atividades lúdicas, porque tornam as aulas mais dinâmicas, possibilitando as crianças a aprender brincando vivenciando o direito de ser criança. Por isso é tão importante trabalhar a leitura de forma lúdica, onde o profissional da educação possa prender a atenção da criança, e ela passe a ter domínio do ler e escrever através da ludicidade. É importante ressaltar que a procedimento pedagógico requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade e planejamento dessa prática, visando o ensino e a organização desse exercício numa perspectiva lúdica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "ESTAGIO SUPERVISIONADO, LER E ESCREVER, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID695_13032017104937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN FELIX DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN FELIX"
    "autor_email" => "lindinhafx@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O artigo aqui apresentado tem por objetivo apresentar análises acerca das contribuições do Estágio Supervisionado II- Séries inicias do Ensino Fundamental I, componente curricular do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu – CAP/UERN vivenciado no período de 25 de abril a 06 de maio de 2016, na Escola Municipal Raimundo Rocha, com 19 alunos em idade de nove e doze anos. Tomando como base as problemáticas encontradas na sala de aula durante a observação, na fase de regência procurou-se trabalhar a leitura usando como recursos metodológicos a ludicidade, de maneira que esta leitura venha influenciar na escrita significativa da aprendizagem da criança, envolvendo desta forma os alunos, contribuindo para um ensino-aprendizagem prazeroso. As discussões e análises surgem no desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar “Nas ondas da leitura: ler e escrever através da ludicidade - realizado durante o período de docência”. Os resultados demonstram que trabalhar a leitura de forma diferenciada, pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem, pois todos os alunos se interessam e participam das atividades lúdicas, porque tornam as aulas mais dinâmicas, possibilitando as crianças a aprender brincando vivenciando o direito de ser criança. Por isso é tão importante trabalhar a leitura de forma lúdica, onde o profissional da educação possa prender a atenção da criança, e ela passe a ter domínio do ler e escrever através da ludicidade. É importante ressaltar que a procedimento pedagógico requer muito mais do que dinâmica, requer intencionalidade e planejamento dessa prática, visando o ensino e a organização desse exercício numa perspectiva lúdica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.