Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais , em 1998, muitos estudos têm sido realizados buscando inserir, nas aulas de língua portuguesa, o caráter dinâmico e interacional da linguagem por meio do ensino de gêneros textuais. Apesar das diferentes produções nessa área de estudo e das tentativas de ressignificações das aulas, percebe-se que alguns desafios permanecem inquietando os professores. Dentre eles, destacamos o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem no contínuo escolar. A partir desse contexto, esse projeto objetiva desenvolver a competência escrita dos alunos do 9º ano por meio do ensino de gêneros do domínio discursivo jornalístico. Para a abordagem e a discussão sobre a contribuição dos gêneros textuais no desenvolvimento dessa competência, nos deteremos na relação entre os gêneros do cotidiano e gêneros pertencentes à esfera jornalística – que estão previsto no currículo. A partir da análise dessa relação, será desenvolvida uma proposta de ensino de produção textual organizada em sequências didáticas, tendo como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e os estudos realizados por Schnewly e Dolz. A presente pesquisa é um estudo qualitativo com o foco nas aulas de língua portuguesa, tendo a pesquisa-ação como abordagem escolhida para sua realização. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão o questionário, entrevistas e aplicação de sequências didáticas. Como resultado, espera-se minimizar os problemas apresentados nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento da competência escrita dos alunos.