GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27381 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA" "resumo" => "Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais , em 1998, muitos estudos têm sido realizados buscando inserir, nas aulas de língua portuguesa, o caráter dinâmico e interacional da linguagem por meio do ensino de gêneros textuais. Apesar das diferentes produções nessa área de estudo e das tentativas de ressignificações das aulas, percebe-se que alguns desafios permanecem inquietando os professores. Dentre eles, destacamos o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem no contínuo escolar. A partir desse contexto, esse projeto objetiva desenvolver a competência escrita dos alunos do 9º ano por meio do ensino de gêneros do domínio discursivo jornalístico. Para a abordagem e a discussão sobre a contribuição dos gêneros textuais no desenvolvimento dessa competência, nos deteremos na relação entre os gêneros do cotidiano e gêneros pertencentes à esfera jornalística – que estão previsto no currículo. A partir da análise dessa relação, será desenvolvida uma proposta de ensino de produção textual organizada em sequências didáticas, tendo como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e os estudos realizados por Schnewly e Dolz. A presente pesquisa é um estudo qualitativo com o foco nas aulas de língua portuguesa, tendo a pesquisa-ação como abordagem escolhida para sua realização. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão o questionário, entrevistas e aplicação de sequências didáticas. Como resultado, espera-se minimizar os problemas apresentados nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento da competência escrita dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, COMPETÊNCIA ESCRITA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID272_13032017234029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CARLA MARIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA CARLA" "autor_email" => "july.carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27381 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 272 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: O USO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA" "resumo" => "Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais , em 1998, muitos estudos têm sido realizados buscando inserir, nas aulas de língua portuguesa, o caráter dinâmico e interacional da linguagem por meio do ensino de gêneros textuais. Apesar das diferentes produções nessa área de estudo e das tentativas de ressignificações das aulas, percebe-se que alguns desafios permanecem inquietando os professores. Dentre eles, destacamos o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do Ensino Fundamental que apresentam defasagem no contínuo escolar. A partir desse contexto, esse projeto objetiva desenvolver a competência escrita dos alunos do 9º ano por meio do ensino de gêneros do domínio discursivo jornalístico. Para a abordagem e a discussão sobre a contribuição dos gêneros textuais no desenvolvimento dessa competência, nos deteremos na relação entre os gêneros do cotidiano e gêneros pertencentes à esfera jornalística – que estão previsto no currículo. A partir da análise dessa relação, será desenvolvida uma proposta de ensino de produção textual organizada em sequências didáticas, tendo como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e os estudos realizados por Schnewly e Dolz. A presente pesquisa é um estudo qualitativo com o foco nas aulas de língua portuguesa, tendo a pesquisa-ação como abordagem escolhida para sua realização. Os instrumentos de coleta de dados utilizados serão o questionário, entrevistas e aplicação de sequências didáticas. Como resultado, espera-se minimizar os problemas apresentados nas aulas de língua portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, promovendo o desenvolvimento da competência escrita dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, COMPETÊNCIA ESCRITA, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID272_13032017234029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CARLA MARIANO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIANA CARLA" "autor_email" => "july.carla@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }