O trabalho com a literatura infantil produz bons frutos na sala de aula. Torna-se admirável perceber que as crianças, mesmo que ainda estejam no início de seu processo de alfabetização, conseguem atribuir sentidos a uma história e se encantar com ela. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender como a criança alcança esse entendimento do texto literário apenas observando as imagens contidas no livro. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos da Semântica Cognitiva, mais precisamente o experiencialismo, o qual postula a atribuição de significados a determinadas coisas a partir de nossa experiência de mundo. A Semântica Cognitiva coopera na formação da subjetivação do sujeito leitor, possibilitando o uso de temáticas que são recorrentes em nosso cotidiano. A presente pesquisa foi realizada em turmas de séries iniciais, com crianças de faixa etária entre três e quatro anos de uma escola pública do município de Riachão do Bacamarte. Através de observações de práticas de leitura reproduzidas pelo alunado, foi possível colher dados essenciais para o desenvolvimento deste artigo. Observou-se que cada criança possui diferentes formas de interpretação do texto literário e que isto está correlacionado a suas interações em seu ambiente sociocultural. Isso permite dizer que a cognição dessas crianças dependerá do seu contexto social, este será o elemento que as ajudará a construir e/ou atribuir significados no contato com a literatura. Desta forma, o estudo impõe-se uma ponte que possibilita a conexão entre Semântica Cognitiva e Literatura Infantil, fazendo com que compreendamos a importância da literatura para o desenvolvimento cognitivo das crianças.