O ensino-aprendizagem de leitura, compreensão e produção de texto pela perspectiva dos gêneros reposiciona a verdadeira função do educador de língua materna, hoje, não mais visto como um especialista em textos literários ou científicos, distantes da realidade e da prática textual do educando, mas como especialista nas diferentes modalidades textuais, orais e escritas, de uso social. Ao abordar os gêneros a escola, oferece ao educando a oportunidade de se apropriar-se deles devidamente. Sabendo movimentar-se no dia a dia da interação humana, percebendo que o exercício da linguagem será o lugar da constituição como sujeito. A atividade com a língua, assim, favorece o exercício da interação humana, da participação social de uma sociedade letrada. A presente pesquisa aborda os processos de ensino e aprendizagem por intermédio da teoria dos gêneros textuais nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Primeiramente, apresentamos o conceito de leitura e de gêneros textuais, destacando a função social da leitura, e a importância do trabalho com os gêneros textuais na formação do leitor. Discutimos também, os conceitos de texto e suas tipologias. Os resultados revelaram a importância do trabalho com os gêneros textuais no processo de formação do leitor, destacando a efetividade desse trabalho na prática diária docente. Para finalizar, enfatiza-se a relevância dessa temática, evidenciando-se a abordagem com gêneros textuais em sala de aula, em conformidade com a teoria bakthiana (2011) com o intuito de sensibilizar e desenvolver, efetivamente, a participação crítica dos educandos no que se refere à linguagem e a sociedade. Assim as condições de acesso crítico ao texto escrito possibilitam a existência de um leitor ativo que dialogue criticamente com o texto, a ponto de essa leitura interferir na sua vida. Se quisermos formar leitores, precisamos investir na leitura.