As histórias em quadrinhos (HQs) são notadamente um dos gêneros textuais mais bem aceitos por alunos no ambiente escolar, a sua presença tem se consolidado cada vez mais como um dos recursos mais propício ao ensino e aprendizagem de inúmeros conteúdos. No entanto, houve certa resistência em relação ao uso das HQs na sala de aula nos momentos iniciais da sua difusão. A alegação era que o excesso de imagens, cores e conteúdo fantasioso prejudicariam o amadurecimento dos novos leitores. No entanto, a utilização do gênero textual história em quadrinhos como ferramenta de ensino e prática de leitura tem estado ligado às próprias mudanças e transformações que vêm continuamente ocorrendo no campo da educação, requerendo novas concepções de ensino e aprendizagem de currículo e conteúdos. Assim, as HQs tanto físicas quanto digitais podem possibilitar ao aluno desenvolver suas competências, tanto de leitura quanto de produção textual, e ampliar o conhecimento sobre seu contexto social, sendo um gênero muito propício para o desenvolvimento de projetos didático interdisciplinares. A fim de discutir a temática proposta foram utilizados teóricos como Marcuschi (2008), Mendonça (2007) e Rojo (2013) entre outros. Espera-se que as análises e os achados desta pesquisa possibilitem o desenvolvimento de práticas transformadoras, no que tange a leitura e produção escolar das HQs, ajudando assim a propor novas práticas de ensino que rompam com velhos conceitos e permitam evidenciar a pluralidade cultural e a diversidade de linguagem atualmente tão presente promovendo assim uma maior aprendizagem.