Empiricamente foi observada a dificuldade com o trabalho com produção textual de gêneros escolares. Professores que fazem queixas sobre a limitação dos estudantes quando se trata de escrever textos propostos pelo currículo. Os alunos, que por sua vez, afirmam não saberem produzir os textos solicitados pela escola. Simultaneamente observa-se que os discentes usam espontaneamente a escrita nas redes sociais digitais com frequência. Observando as situações de uso da língua escrita na atualidade, naturalmente identificamos os novos letramentos inseridos nos contextos de escrita da sociedade atual. As redes sociais no meio digital parecem suportes bastante utilizados para produção escrita. Nesse sentido, parece ser necessário intervir, buscando meios para auxiliar no trabalho docente no ensino de produção textual, atendendo ao que a contemporaneidade exige. Portanto o objetivo geral do trabalho é: Utilizar os novos letramentos, através dos textos espontâneos dos alunos no Facebook, como instrumento de reflexão, interferência e monitoramento na produção de gêneros escolares. A pesquisa será qualitativa baseada na fenomenologia, buscando utilizar os textos espontâneos produzidos no Facebook, como suporte para os gêneros escolares, onde os textos espontâneos serão utilizados para análise, identificando a situação e objetivo de produção, para assim compreender o processo de escrita dos gêneros escolares, na pesquisa, o Artigo de opinião. A pesquisa segue a proposta adotada por Carolyn Miller, que vê o gênero como ação social, adotada pelo ERG (estudos teóricos de gêneros). Nessa dimensão o projeto está inserido, por compreender que os novos letramentos são formas de práticas sociais que precisam estar presentes na escola, seguindo a abordagem citada. Espera-se que o trabalho auxilie no processo de produção textual na escola, já que utilizará a prática do estudante para ensinar o que exige o currículo.