A fim de contribuir para a formação inicial de professores do curso de Letras, habilitação em Língua Portuguesa e a partir das pesquisas realizadas durante a elaboração da tese de doutorado, este estudo contempla a formação inicial e o trabalho docente que objetiva refletir sobre o agir linguageiro do estagiário na atividade do estágio supervisionado curricular. Considerando que os gêneros de textos são produtos de configurações entre possíveis ações do agir humano capazes de estabilização momentânea pelo uso (BRONCART, 2008) e segundo Bakhtin (2003) os gêneros discursivos inserem-se nas intenções comunicativas e nas necessidades de interação social, entendemos que o estágio supervisionado possibilita desenvolver práticas docentes dos níveis textuais e discursivos capazes de aprimorar o desenvolvimento profissional. Com isso, em nossas pesquisas, reconhecemos que o estágio supervisionado não é apenas um ambiente de realização curricular prescritiva, é, principalmente, o ambiente de aprendizagem, realização e produção discursivo textual em que o estagiário representa seus desejos e possibilidades na execução de sua tarefa docente. Tal reflexão é pertinente devido à relevância que deve ser dada a esta etapa da formação profissional na vida dos futuros professores de língua portuguesa. Nesse sentido, conforme Pimenta (2012), a problemática do estágio supervisionado poderia ser mais bem gerenciada se houvesse maior discussão entre os membros participantes dos currículos escolares. Além disso, é preciso considerar o contínuo investimento educacional para gerar qualidade no ensino sob o aspecto da orientação prescritiva à atividade de estágio e da realização curricular, exercido pelos estagiários. Por fim, podemos refletir que: – quais resultados o professor de estágio e o estagiário querem da atividade docente? – e possibilidades – quais ferramentas o professor de estágio e o estagiário têm para desenvolver sua prescrição e atividade de docência em sala de aula? Como resultados, identificamos na prática da observação em sala de aula que os estagiários desejam exercer a atividade, mas se deparam com questões limítrofes existenciais no decurso de suas tarefas.