O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que visa apresentar uma proposta didática para o trabalho com os gêneros textuais argumentativos vinculados ao ensino de análise linguística, leitura e escrita de textos, pois é notória a necessidade em se trabalhar nessa perspectiva em sala de aula de Língua Portuguesa, o que possibilita, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades linguística e cognitiva, contribuindo significativamente para a atuação cidadã do educando. Proporcionamos uma reflexão teórica sobre o ensino de língua embasado nos gêneros textuais, com ênfase na produção textual, levando em consideração o trabalho docente organizado com objetivos a serem alcançados através de sua prática de ensino. Pensando nisto, propomos este estudo para investigar como ocorrem as práticas de leitura, escrita e análise linguística com gêneros textuais argumentativos em algumas salas de aula de Ensino Fundamental- mais especificamente nos anos finais, tendo em vista seu caráter funcional baseado no contexto social em que está vinculado. Analisamos, nesta pesquisa, questionários respondidos por professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual de Serra Redonda, para que assim, através das problemáticas identificadas, fosse possível propor estratégias didáticas a serem mobilizadas pelo professor de Língua Materna– aplicadas em modelo de sequência didática, para que o aluno além de adquirir conhecimento, possa ter um desenvolvimento crítico como um cidadão pensante, capaz de atuar socialmente. Através deste estudo constatamos que o trabalho planejado do professor, considerando aspectos teóricos e práticos, viabiliza o processo de aprendizagem do discente, conferindo a este autonomia e formação cidadã eficiente.