O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em um curso de língua portuguesa para crianças. A instituição atende crianças entre 7 e 11 anos e disponibiliza duas disciplinas: gramática e leitura. O problema deste trabalho se deu com o intuito de contribuir com a superação de dificuldades que verificamos nas crianças, como a deficiência na compreensão, reflexão, interpretação e o principal foco do trabalho que é a produção textual, esses problemas também foram apontados pelos pais, devido aos baixos índices nas avaliações escolares dos alunos. Por isso, partimos de dois pressupostos, as crianças não estavam escrevendo bem e como o contato com a leitura de narrativas poderia melhorar a escrita. O objetivo deste artigo é mostrar que o estímulo, através das aulas de leitura, gera prazer do ato de ler e com isso o indivíduo desenvolve habilidades, como a criatividade, criticidade, ampliação do léxico, ortografia e outras mais. Escolhemos a produção narrativa como corpus do trabalho, devido à amplitude que esse gênero literário agrega. Os alunos poderiam narrar um fato real ou fictício e ficariam mais livres para exporem suas ideias e formarem seus enredos como quisessem. Para a fundamentação, utilizamos alguns artigos de Marcuschi (2005), Lerner (2002), Kleiman (2002), Brandão (1997), Ferreiro (1999) entre outros, pois são autores que se preocupam com o incentivo à leitura, e com a formação dos alunos como seres pensantes, capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria através de seus argumentos e o mais difícil, conseguir expor seus argumentos na escrita. Diante desses fatos, realizamos essa pesquisa para mostrar a importância da leitura dos gêneros literários em sala de aula, para a boa execução da escrita. Obtivemos nos resultados produções textuais em que verificamos a criatividade, coesão, coerência, ótimo vocabulário e um bom desempenho textual dos alunos.