Este artigo tem como objetivo discutir a importância do Estágio Docência no processo de formação na pós-graduação, em especial no Programa de Pós- Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. Este estágio nos leva ao entendimento da clara e importante inter-relação entre o que aprendemos com as disciplinas na universidade e o que vivenciamos no contato com a realidade. Esse contato não se reduz ao automatismo mecânico técnico, mas, exprime mesmo que não desejado, a sensibilidade ambígua das emoções que decorrem das diferentes situações na experimentação da prática de ensino. Assim, durante a formação inicial e na pós-graduação podemos mais claramente compreender que o trabalho, a educação e a vida não se separam, são ambos, práticas sociais que se interligam, se entrelaçam. Portanto, para efeito de pesquisa, análise e estudo este artigo contribui para a socialização das práticas realizadas na graduação pelos futuros mestres para compreendermos qual é função do estágio docência no processo de formação na Pós-Graduação? Diante dessa compreensão relatamos a experiência de estágio na graduação no curso de física no componente curricular didática em que foi trabalhado a Sequência Didática Interativa no Processo de Formação de Professores. Enfim, com esta vivência esperamos tornar mais evidente a relevância do estágio docência na engenharia da construção do conhecimento com inúmeras possibilidades de diálogos envolvendo todos os elementos que se fundem na identidade do docente, formando-o para o pleno exercício da sua cidadania.