Esse trabalho teve por objetivo investigar a formação continuada de professores de língua inglesa dentro de um projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia. O foco da investigação está na apuração dos aspectos críticos dessa formação. Essa é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que utiliza os dados gerados pelo pesquisador na observação das sessões de formação dos professores do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA) e os confronta com uma narrativa escrita pela coordenadora responsável por essa formação e com narrativas e planos de aula escritos por dois professores do projeto, objetivando responder, se a formação oferecida contempla ou não aspectos da pedagogia crítica. Com a análise dos dados gerados, chegou-se à conclusão de que as sessões de formação apresentavam aspectos relacionados à educação crítica e à formação crítica de professores, pois contemplavam princípios como: a preocupação com os saberes e a cultura dos educandos; o entendimento de que educar é uma forma de intervir no mundo e não pode estar dissociado da realidade; a rejeição a qualquer tipo de preconceito e a visão de que ensinar não é transferir conhecimento. Apurou-se também que, apesar do foco da coordenadora na educação crítica, os professores demonstraram maior interesse por aspectos técnicos, que também eram contemplados nas sessões de formação. As narrativas dos professores mostraram que eles pouco percebiam o viés crítico da sua formação, e os seus planos de aula, embora permeados por algumas atividades e procedimentos que se relacionavam à pedagogia crítica, mostraram-se mais voltados aos aspectos técnicos relacionados com o ensino comunicativo de língua inglesa, tais como: lacuna de informação, escolha e retorno.