A IMPORTÂNCIA DAS MEMÓRIAS E SABERES PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E NO ASPECTO DA SAÚDE PARA AS PESSOAS IDOSAS.
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Durante o II CINTED – II Congresso de Educação Inclusiva e II Jornada Brasileira de Educação Inclusiva observou-se o envolvimento e empenho das pessoas idosas que fazem parte da UAMA (Universidade Aberta à Maturidade – UEPB), ao se prepararem para exporem suas memórias e saberes, os fazendo se sentirem incluídos no ambiente acadêmico e social. A Organização Mundial de Saúde – OMS, define saúde como sendo o estado de completo bem estar físico, mental e social. Logo, saúde transcende a ausência de doença e afecções. Tendo em vista essa definição, buscou-se analisar a disposição física, mental e social do grupo envolvido na realização das atividades de dramatização, canto e exposição dos objetos que retratavam as suas lembranças de escola. Concluímos que no momento da apresentação do projeto já pode-se observar mudanças significativas entre os participantes a comunicação mudou e todos quiseram expor suas memórias e lembranças não apenas como demonstrar suas habilidades, mais também como meio de interligar gerações e mostrar a sociedade que eles estão inseridos, na mesma, e ajudaram a construí-la. Registra-se que durante todo o processo de montagem e execução do projeto todos os envolvidos apresentaram-se com disposição física e mental apropriados para a realização das atividades. Em relação a qualidade de vida, observou-se que o envolvimento social interfere no estilo de vida, o qual buscavam se adaptar as novas tecnologias para a interação e comunicação, o que interfere de forma saudável para a busca da melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a facilidade de acesso a informação sobre saúde, alimentação e estilo de vida saudável. 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