Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS.

Palavra-chaves: CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26411 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN FERNANDO FERREIRA PACHÊCO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN FERNAN" "autor_email" => "pacheco.franklin9@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS- FADIMAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26411 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 427 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN FERNANDO FERREIRA PACHÊCO" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN FERNAN" "autor_email" => "pacheco.franklin9@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS- FADIMAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.