RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26513 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE" "resumo" => "A matemática surgiu e continua se desenvolvendo com o objetivo de resolver problemas encontrados pelo homem. Assim, a essência da matemática é a resolução de problemas. Para ensinar matemática é necessário mais do que ter conhecimento, é preciso ser criativo, investigativo e crítico. Nesse contexto, a Metodologia de Resolução de Problemas se baseia na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. Possibilita o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. O presente trabalho foi realizado durante o período de regência da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do qual os discentes foram designados a realizar uma atividade prática com alunos do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas como metodologia. A atividade realizada neste projeto foi aplicada em uma turma do sexto ano de uma escola estadual na cidade do Recife-PE, com intuito de analisar o desempenho dos alunos na atividade utilizando o tema de Probabilidade. O objetivo da atividade se constitui de uma abordagem utilizando um material concreto (dados) com o propósito de inserir conceitos básicos de probabilidade, além de analisar o desempenho do alunado na atividade e o conhecimento dos discentes. O ponto central do processo de ensino-aprendizagem em matemática, através da resolução de problemas, fundamenta-se na concepção de que o motivo mais importante para utilizar esse tipo de metodologia de ensino é ajudar os estudantes a compreenderem efetivamente conceito, princípios e procedimentos matemáticos. O resultado deste relato de experiência foi bastante positivo, apesar da dificuldade que os alunos revelaram ter em assuntos básicos, como será abordado ao longo deste trabalho. A classe conseguiu construir bem o que seria probabilidade a partir da metodologia de resolução de problemas, tornando familiar o conteúdo estudado em séries posteriores." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROBABILIDADE, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID685_29102016140328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETULLY RAMOS ROBERTO" "autor_nome_curto" => "KETULLY RAMOS " "autor_email" => "ketully_kell@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26513 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 107 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE" "resumo" => "A matemática surgiu e continua se desenvolvendo com o objetivo de resolver problemas encontrados pelo homem. Assim, a essência da matemática é a resolução de problemas. Para ensinar matemática é necessário mais do que ter conhecimento, é preciso ser criativo, investigativo e crítico. Nesse contexto, a Metodologia de Resolução de Problemas se baseia na apresentação de situações abertas e sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa ou um esforço para buscar suas próprias respostas, seu próprio conhecimento. Possibilita o exercício do raciocínio lógico e não apenas o uso padronizado de regras. O presente trabalho foi realizado durante o período de regência da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do qual os discentes foram designados a realizar uma atividade prática com alunos do Ensino Fundamental utilizando a resolução de problemas como metodologia. A atividade realizada neste projeto foi aplicada em uma turma do sexto ano de uma escola estadual na cidade do Recife-PE, com intuito de analisar o desempenho dos alunos na atividade utilizando o tema de Probabilidade. O objetivo da atividade se constitui de uma abordagem utilizando um material concreto (dados) com o propósito de inserir conceitos básicos de probabilidade, além de analisar o desempenho do alunado na atividade e o conhecimento dos discentes. O ponto central do processo de ensino-aprendizagem em matemática, através da resolução de problemas, fundamenta-se na concepção de que o motivo mais importante para utilizar esse tipo de metodologia de ensino é ajudar os estudantes a compreenderem efetivamente conceito, princípios e procedimentos matemáticos. O resultado deste relato de experiência foi bastante positivo, apesar da dificuldade que os alunos revelaram ter em assuntos básicos, como será abordado ao longo deste trabalho. A classe conseguiu construir bem o que seria probabilidade a partir da metodologia de resolução de problemas, tornando familiar o conteúdo estudado em séries posteriores." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROBABILIDADE, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID685_29102016140328.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETULLY RAMOS ROBERTO" "autor_nome_curto" => "KETULLY RAMOS " "autor_email" => "ketully_kell@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }