EM BUSCA DE UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO, A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26537 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 45 "titulo" => "EM BUSCA DE UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO, A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ O diálogo entre Currículo, a Filosofia e História da Matemática faz parte atualidade. Ao focar o Currículo numa perspectiva da Filosofia e da História da Matemática, em especial dentro da Educação Matemática deparamo-nos com tendências diversificadas de conceber e de trabalhar com essa tríada. Diversos educadores matemáticos entendem que educar matematicamente abrange um pensar crítico e reflexivo sobre o solicitado nas diferentes atividades a serem desenvolvidas nas ações de ensinar e de aprender Matemática. Esse pensar crítico-reflexivo é uma das características da Filosofia e de uma História problematizadora. Enquanto tal, nossa posição é que deva estar presente nesses diálogos atividades, evidenciando uma atitude filosófica e histórica. Entretanto, é importante discriminar as diferenças entre essas concepções e atitudes e o trabalho que há que se realizar na dimensão da Filosofia e da História da Matemática. Portanto, esta palestra tem por objetivo trazer diálogos entre o Currículo observando as concepções filosóficas e históricas da matemática no âmbito da Educação Matemática. \r\n \r\n Palavras-chave: Diálogo; Currículo; Filosofia; História da Matemática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CURRÍCULO, FILOSOFIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID45_01022017123149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ COSTA" "autor_email" => "lamartine.barbosa@uol.com" "autor_ies" => "#" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26537 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 228 "inscrito_id" => 45 "titulo" => "EM BUSCA DE UM DIÁLOGO ENTRE O CURRÍCULO, A FILOSOFIA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "resumo" => """ O diálogo entre Currículo, a Filosofia e História da Matemática faz parte atualidade. Ao focar o Currículo numa perspectiva da Filosofia e da História da Matemática, em especial dentro da Educação Matemática deparamo-nos com tendências diversificadas de conceber e de trabalhar com essa tríada. Diversos educadores matemáticos entendem que educar matematicamente abrange um pensar crítico e reflexivo sobre o solicitado nas diferentes atividades a serem desenvolvidas nas ações de ensinar e de aprender Matemática. Esse pensar crítico-reflexivo é uma das características da Filosofia e de uma História problematizadora. Enquanto tal, nossa posição é que deva estar presente nesses diálogos atividades, evidenciando uma atitude filosófica e histórica. Entretanto, é importante discriminar as diferenças entre essas concepções e atitudes e o trabalho que há que se realizar na dimensão da Filosofia e da História da Matemática. Portanto, esta palestra tem por objetivo trazer diálogos entre o Currículo observando as concepções filosóficas e históricas da matemática no âmbito da Educação Matemática. \r\n \r\n Palavras-chave: Diálogo; Currículo; Filosofia; História da Matemática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, CURRÍCULO, FILOSOFIA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID45_01022017123149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LAMARTINE DA COSTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ COSTA" "autor_email" => "lamartine.barbosa@uol.com" "autor_ies" => "#" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }