Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, FUNÇÃO POLINOMIAL, GRÁFICOS DE FUNÇÕES Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26532 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS" "resumo" => "Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competências e habilidades que necessitam ser mais trabalhadas para que o nível de aprendizagem desejável seja alcançado pelos alunos. Dentre os principais problemas observados, temos que nos últimos anos os alunos não desenvolveram habilidades em conhecimentos fundamentais que permitam efetuar operações e resolver problemas. Os resultados também mostraram que os alunos não desenvolveram de forma satisfatória o raciocínio lógico e não associam textos a representações matemáticas. Os estudantes não estão habilitados a atuar no meio social, no que se refere à leitura de gráficos e tabelas. Sendo assim, minha pesquisa abordou o uso dos Kits de Robótica Educacional nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a importância dos recursos tecnológicos como ferramenta para o estudo do gráfico das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, por ser um conteúdo em que os alunos desenvolvem capacidades de associação entre textos e representações matemáticas, bem como resolução de problemas algébricos e de raciocínio lógico como também aprendem a utilizar técnicas de montagens e estratégias matemáticas em situações cotidianas de forma oral, escrita e gráfica, construindo e manipulando objetos. A proposta consistiu em analisar as contribuições para o ensino e para a aprendizagem de funções que estes recursos tecnológicos podem proporcionar e aconteceu durante todo o 2º e 3º bimestres do corrente ano. A partir do ramo de possibilidades que esses recursos oferecem, observamos os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o auxílio e a montagem de alguns Kits de Robótica Educacional. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus. Com isso, a pergunta que norteou minha pesquisa foi A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribuirá para a compreensão de Funções? O ambiente da pesquisa de campo foi a escola a qual leciono. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram alunos de três turmas do 1º ano do Ensino Médio Regular do turno da manhã. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar saindo do ensino tradicional adentrando a era digital, contribuímos de forma significativa com os alunos na compreensão da construção de gráficos de Funções Polinomiais, verificamos que, de fato, os Kits de Robótica proporcionaram liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma diferente do ensino tradicional, pois permitiram alterar seus valores; observar as relações existentes entre os gráficos bem como seus parâmetros e construir retas e parábolas em um mesmo plano.Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competên" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, FUNÇÃO POLINOMIAL, GRÁFICOS DE FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID115_14102016171819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA" "autor_nome_curto" => "CHRIS TORRES" "autor_email" => "christiannetorres12@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26532 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTUDO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO 1º E 2º GRAUS" "resumo" => "Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competências e habilidades que necessitam ser mais trabalhadas para que o nível de aprendizagem desejável seja alcançado pelos alunos. Dentre os principais problemas observados, temos que nos últimos anos os alunos não desenvolveram habilidades em conhecimentos fundamentais que permitam efetuar operações e resolver problemas. Os resultados também mostraram que os alunos não desenvolveram de forma satisfatória o raciocínio lógico e não associam textos a representações matemáticas. Os estudantes não estão habilitados a atuar no meio social, no que se refere à leitura de gráficos e tabelas. Sendo assim, minha pesquisa abordou o uso dos Kits de Robótica Educacional nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a importância dos recursos tecnológicos como ferramenta para o estudo do gráfico das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, por ser um conteúdo em que os alunos desenvolvem capacidades de associação entre textos e representações matemáticas, bem como resolução de problemas algébricos e de raciocínio lógico como também aprendem a utilizar técnicas de montagens e estratégias matemáticas em situações cotidianas de forma oral, escrita e gráfica, construindo e manipulando objetos. A proposta consistiu em analisar as contribuições para o ensino e para a aprendizagem de funções que estes recursos tecnológicos podem proporcionar e aconteceu durante todo o 2º e 3º bimestres do corrente ano. A partir do ramo de possibilidades que esses recursos oferecem, observamos os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o auxílio e a montagem de alguns Kits de Robótica Educacional. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus. Com isso, a pergunta que norteou minha pesquisa foi A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribuirá para a compreensão de Funções? O ambiente da pesquisa de campo foi a escola a qual leciono. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram alunos de três turmas do 1º ano do Ensino Médio Regular do turno da manhã. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar saindo do ensino tradicional adentrando a era digital, contribuímos de forma significativa com os alunos na compreensão da construção de gráficos de Funções Polinomiais, verificamos que, de fato, os Kits de Robótica proporcionaram liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma diferente do ensino tradicional, pois permitiram alterar seus valores; observar as relações existentes entre os gráficos bem como seus parâmetros e construir retas e parábolas em um mesmo plano.Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competên" "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, FUNÇÃO POLINOMIAL, GRÁFICOS DE FUNÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID115_14102016171819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA" "autor_nome_curto" => "CHRIS TORRES" "autor_email" => "christiannetorres12@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Analisando o diagnóstico de aprendizagem dos estudantes- IDEPB (2013-2015) da EEEFM Ademar Veloso da Silveira, a qual leciono, foram observadas algumas competências e habilidades que necessitam ser mais trabalhadas para que o nível de aprendizagem desejável seja alcançado pelos alunos. Dentre os principais problemas observados, temos que nos últimos anos os alunos não desenvolveram habilidades em conhecimentos fundamentais que permitam efetuar operações e resolver problemas. Os resultados também mostraram que os alunos não desenvolveram de forma satisfatória o raciocínio lógico e não associam textos a representações matemáticas. Os estudantes não estão habilitados a atuar no meio social, no que se refere à leitura de gráficos e tabelas. Sendo assim, minha pesquisa abordou o uso dos Kits de Robótica Educacional nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, a importância dos recursos tecnológicos como ferramenta para o estudo do gráfico das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus, por ser um conteúdo em que os alunos desenvolvem capacidades de associação entre textos e representações matemáticas, bem como resolução de problemas algébricos e de raciocínio lógico como também aprendem a utilizar técnicas de montagens e estratégias matemáticas em situações cotidianas de forma oral, escrita e gráfica, construindo e manipulando objetos. A proposta consistiu em analisar as contribuições para o ensino e para a aprendizagem de funções que estes recursos tecnológicos podem proporcionar e aconteceu durante todo o 2º e 3º bimestres do corrente ano. A partir do ramo de possibilidades que esses recursos oferecem, observamos os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o auxílio e a montagem de alguns Kits de Robótica Educacional. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus. Com isso, a pergunta que norteou minha pesquisa foi A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribuirá para a compreensão de Funções? O ambiente da pesquisa de campo foi a escola a qual leciono. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram alunos de três turmas do 1º ano do Ensino Médio Regular do turno da manhã. Com a proposta, nossos objetivos foram alcançados. Contribuímos para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar saindo do ensino tradicional adentrando a era digital, contribuímos de forma significativa com os alunos na compreensão da construção de gráficos de Funções Polinomiais, verificamos que, de fato, os Kits de Robótica proporcionaram liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma diferente do ensino tradicional, pois permitiram alterar seus valores; observar as relações existentes entre os gráficos bem como seus parâmetros e construir retas e parábolas em um mesmo plano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.