SINAIS PROIBIDO PARA MENORES: UM ESTUDO PRELIMINAR DOS TABUS LINGUÍSTICOS NO ENSINO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS
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Assim, a Língua Brasileira de Sinais – doravante Libras – apresenta em seu repertório lexical sinais que dizem muito sobre a relação entre a língua e esse complexo sistema de valores e, como reflexo dessa relação, encontram-se os “sinais proibidos”, sinais que designam os valores, as crenças e a cultura dos seus usuários, materializados em tabus linguísticos, itens lexicais decorrentes das restrições sociais e da não permissão de se pronunciar/utilizar todo o repertório linguístico a que o falante está exposto, sobretudo no tocante ao processo de aquisição da língua pela criança surda. A partir das definições de tabu linguístico propostas por Guérios (1956) e Augras (1989) e da definição de variação linguística proposta por Labov (2008), este trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares dos estudos em andamento sobre os tabus linguísticos na Libras em São Luís - Ma, tomando como objeto de análise as variantes dos sinais designativos para “prostituta”, “homossexual”, “menstruação” e “sexo” coletadas por meio de entrevistas com usuários surdos." 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