O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26055 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB. Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto. \r\n \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, CHAPEUZINHO VERMELHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID502_21072016203617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS" "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26055 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 188 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "O GÊNERO LITERÁRIO CONTO EM SALA DE AULA: ABORDAGEM DAS DIVERSAS VERSÕES DO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ No decorrer dos cursos de licenciatura é comum levantarmos discussões sobre as dificuldades em aliar a teoria com a prática. Neste sentido, a formação de professores tem como pressuposto possibilitar que o graduando, quando estiver em exercício em sala de aula, possa fazer a fusão entre esses dois âmbitos. O estágio, portanto, é uma excelente oportunidade para que os licenciandos possam planejar, executar e avaliar sua atuação docente. Por esta razão, na grade curricular do curso de Letras da UFCG é oferecida, a partir do 6º período, a disciplina Estágio em Literatura no Ensino Fundamental, em que desenvolvemos a experiência objeto deste artigo. A partir desse trabalho com o texto literário na sala de aula, nosso objetivo é descrever e avaliar a metodologia adotada e a recepção dos alunos acerca da leitura de três versões do conto Chapeuzinho Vermelho (Baruzzi e Nataline, 2011), (Leray, 2012) e Grimm (1989). Tendo como base a sequência básica do letramento literário de Cosson (2014), planejamos e executamos 15 aulas, abordando três versões do conto para uma turma do 6º ano do EF de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/ PB. Com base nessa experiência, constatamos que a leitura provocou nos alunos uma integração entre os colegas, despertou a criatividade e os motivou para o desenvolvimento da leitura oral e da escrita do próprio gênero conto. \r\n \r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA" "palavra_chave" => "LEITURA, CONTO, CHAPEUZINHO VERMELHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID502_21072016203617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA BARBOSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "DIANA FREITAS" "autor_email" => "dianabarbosa146@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }