A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO.
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25830 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO." "resumo" => "Apresenta resultados de pesquisa que objetivou a importância de textos poéticos para o ensino de leitura e literatura na escola. Para tanto, estabelece um perfil sobre Augusto dos Anjos e breve delineamento de sua obra, inserindo-a no contexto da sala de aula. Partimos do pressuposto de que a poesia de Augusto, aliadas a um aparato teórico, intervém no processo de compreensão do texto poético. A partir da caracterização do autor como um analista social e dos aspectos analisados que definem suas obras, subsidiados por estratégias de ensino, é que é possível reconhecer a importância destes textos poéticos e como são aplicáveis ao ensino fundamental e médio. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de campo. Os dados são oriundos da base bibliográfica e da fase de intervenção estruturada em sequências didáticas e fundamentadas pelos círculos de leitura literária estruturados. Fundamenta-se, teoricamente, em contribuições de Alves (1996), Bosi (2012), Candido (1970; 2011), Cosson (2006; 2014), Gullar (1978), Helena (1977), Oliveira (2008), Rosenfeld (1976), Teixeira (1998), Torres (1993), entre outros. Os resultados deste estudo estão dispostos de forma descritivo-analítica a partir dos registros de um questionário, sendo este o zênite da sequência didática aplicada com 21 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Sousa – PB e a teoria pertinente. Os resultados apontam para a contribuição significativa de estratégias de ensino de leitura fundamentadas nos métodos do círculo de leitura e nas sequências didáticas cujos gêneros direcionadores sejam constituídos por textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID186_22072016085846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE DE LOURDES MOREIRA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "TATIANE " "autor_email" => "tatianelcavalcanti@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25830 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 216 "inscrito_id" => 186 "titulo" => "A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS E A SUA MEDIAÇÃO EM SALA DE AULA EM PROL DO LETRAMENTO LITERÁRIO." "resumo" => "Apresenta resultados de pesquisa que objetivou a importância de textos poéticos para o ensino de leitura e literatura na escola. Para tanto, estabelece um perfil sobre Augusto dos Anjos e breve delineamento de sua obra, inserindo-a no contexto da sala de aula. Partimos do pressuposto de que a poesia de Augusto, aliadas a um aparato teórico, intervém no processo de compreensão do texto poético. A partir da caracterização do autor como um analista social e dos aspectos analisados que definem suas obras, subsidiados por estratégias de ensino, é que é possível reconhecer a importância destes textos poéticos e como são aplicáveis ao ensino fundamental e médio. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e de campo. Os dados são oriundos da base bibliográfica e da fase de intervenção estruturada em sequências didáticas e fundamentadas pelos círculos de leitura literária estruturados. Fundamenta-se, teoricamente, em contribuições de Alves (1996), Bosi (2012), Candido (1970; 2011), Cosson (2006; 2014), Gullar (1978), Helena (1977), Oliveira (2008), Rosenfeld (1976), Teixeira (1998), Torres (1993), entre outros. Os resultados deste estudo estão dispostos de forma descritivo-analítica a partir dos registros de um questionário, sendo este o zênite da sequência didática aplicada com 21 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola na cidade de Sousa – PB e a teoria pertinente. Os resultados apontam para a contribuição significativa de estratégias de ensino de leitura fundamentadas nos métodos do círculo de leitura e nas sequências didáticas cujos gêneros direcionadores sejam constituídos por textos literários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID186_22072016085846.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE DE LOURDES MOREIRA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "TATIANE " "autor_email" => "tatianelcavalcanti@hotmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }