SILVA, Joice Rafaela De Araujo et al.. O dia em que o poema chegou à escola. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/26047>. Acesso em: 23/11/2024 16:53
O presente trabalho busca analisar como se dá o ensino de literatura em uma instituição da rede pública estadual, situada na cidade de Rio Tinto – PB, a partir das observações realizadas durante as atividades de Estágio Supervisionado, do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Mamanguape. Para tanto, notamos que o texto literário nas aulas de Língua Portuguesa quase não era considerado, especialmente o poema, que por sua vez foi usado para exemplificar o ensino de categoria gramatical, provocando-nos inquietações acerca da não apresentação e leitura em sala, já que a escola é considerada agente do letramento literário. Nessa perspectiva, sugerimos os seguintes procedimentos metodológicos, os quais partem primeiro de uma abordagem quantitativa, trazendo números que quantifiquem o poema no material didático, nas vozes dos educandos e do professor através de questionários, e segundo, norteados por uma sequência básica, traremos considerações qualitativas no que tange à recepção do poema pelos alunos/as durante as oficinas realizadas na escola, obedecendo estratégias que mediaram a compreensão dos elementos de composição do poema, bem como sua interpretação e reflexões críticas enquanto leitor.