OS MENINOS NA TRAMA DO NAZISMO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26086 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "OS MENINOS NA TRAMA DO NAZISMO" "resumo" => "Na década de 1930, a Europa foi marcada pelo fortalecimento de regimes totalitários. Na Alemanha, por exemplo, as ideias nazistas emergiram a partir da ascensão de Hitler ao poder pelo Partido Nacional Socialista. Nesse sentido, ideologias como arianismo, eugenia, antissemitismo e racismo se fizeram presentes na sociedade alemã trazendo à tona o aviltamento da condição humana. Assim, através da ideologia nazista defendia-se a criação de uma sociedade alemã forte e superior, pois, ela era representante da raça ariana, marcada pela pureza e superioridade em relação às outras cujos “impuros”, dentre eles os judeus, estavam excluídos deste contexto o que levou à perseguição desses segmentos sociais e ao holocausto. Além de livros de historiadores e de outros materiais impressos, existem variados meios para se conhecer a história do nazismo, dentre esses, os livros literários e filmes, pois embora estas fontes retratem de forma ficcional os contextos históricos nazistas, estes podem dialogar com os acontecimentos, aspectos sociais, políticos e culturais vivenciados na época representada. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir as ideologias e os dogmas nazistas representados no texto literário e na adaptação cinematográfica O menino do pijama listrado, cujas análises, assim como o aparato teórico possibilitaram a ampliação de conhecimento do ideário nazista e das diferenças existentes entre a situação dos nazistas e não nazistas dentro dos diferentes meios materiais, no qual se privilegiará a análise dos personagens Bruno e Shmuel, visto que as mesmas eram bem contrastantes. Neste trabalho temos como referências bibliográficas Gualda (2010), Seorsi (2005), Lenharo (1990), Hobsbawn (1995), Cândido (2010), Foucault (2014), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: TRADUÇÃO E NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS: LEGENDAS E IMAGENS CONTANDO HISTÓRIAS" "palavra_chave" => "NAZISMO, LITERATURA, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA12_ID92_14072016163155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA REGINA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SARA LIM" "autor_email" => "saralima.r@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26086 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 104 "inscrito_id" => 92 "titulo" => "OS MENINOS NA TRAMA DO NAZISMO" "resumo" => "Na década de 1930, a Europa foi marcada pelo fortalecimento de regimes totalitários. Na Alemanha, por exemplo, as ideias nazistas emergiram a partir da ascensão de Hitler ao poder pelo Partido Nacional Socialista. Nesse sentido, ideologias como arianismo, eugenia, antissemitismo e racismo se fizeram presentes na sociedade alemã trazendo à tona o aviltamento da condição humana. Assim, através da ideologia nazista defendia-se a criação de uma sociedade alemã forte e superior, pois, ela era representante da raça ariana, marcada pela pureza e superioridade em relação às outras cujos “impuros”, dentre eles os judeus, estavam excluídos deste contexto o que levou à perseguição desses segmentos sociais e ao holocausto. Além de livros de historiadores e de outros materiais impressos, existem variados meios para se conhecer a história do nazismo, dentre esses, os livros literários e filmes, pois embora estas fontes retratem de forma ficcional os contextos históricos nazistas, estes podem dialogar com os acontecimentos, aspectos sociais, políticos e culturais vivenciados na época representada. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir as ideologias e os dogmas nazistas representados no texto literário e na adaptação cinematográfica O menino do pijama listrado, cujas análises, assim como o aparato teórico possibilitaram a ampliação de conhecimento do ideário nazista e das diferenças existentes entre a situação dos nazistas e não nazistas dentro dos diferentes meios materiais, no qual se privilegiará a análise dos personagens Bruno e Shmuel, visto que as mesmas eram bem contrastantes. Neste trabalho temos como referências bibliográficas Gualda (2010), Seorsi (2005), Lenharo (1990), Hobsbawn (1995), Cândido (2010), Foucault (2014), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: TRADUÇÃO E NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS: LEGENDAS E IMAGENS CONTANDO HISTÓRIAS" "palavra_chave" => "NAZISMO, LITERATURA, CINEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA12_ID92_14072016163155.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA REGINA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "SARA LIM" "autor_email" => "saralima.r@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }