O trabalho com a leitura literária em ambientes de formação do leitor muitas vezes acaba restringindo-se a atividades informativas em detrimento da leitura efetiva e da fruição do texto (BRASIL, 1998, 2006). Para que leitura literária seja experiência (LARROSA, 2003), é necessário estabelecer o contato com o jogo do texto (ISER, 2002). Um dos percursos possíveis para esse corpo a corpo com a obra literária é a pesquisa vocal do texto lido. O presente trabalho tem o propósito de refletir sobre cenas de leitura em voz alta vivenciadas em um curso de extensão intitulado “Leitura e expressão corporal” oferecido para professores de Alagoas. Tomando como base a noção de vocalidade poética (ZUMTHOR, 200, 2005), experimentaram-se diversas dinâmicas de exploração do texto literário na voz. A cada ato de leitura em performance, modulam-se versos na voz e no corpo, o que delineia múltiplas possibilidades de experimentação e de interpretação e do texto literário. A análise dos dados aponta para a compreensão de que, na pesquisa intensiva de improvisações vocal e corporal, a enunciação do texto permite nuances vocais que dão margens a compreensões analíticas inusitadas.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura, literatura, voz, corpo.