Num livro literário infantil, as ilustrações apresentam relevante papel, pois além de contarem a história, articuladas ao texto escrito ou sozinhas, possibilitam a construção de inferências pelo leitor, uma vez que dão pistas e sinalizam aspectos, embora não digam tudo, cabendo a ele deduzir informações não apresentadas de modo claro e direto, mas fundamentais à efetiva compreensão tanto do texto imagético quanto do texto escrito. Com o intuito de discutir a importância das imagens para o desenvolvimento de competências leitoras nas crianças mesmo antes de adquirirem pleno domínio do código escrito, neste trabalho objetivamos, com base nos estudos de Castanha (2008), Ramos (2011), Salisbury e Styles (2013), Brandão e Rosa (2010; 2011), Souza e Serafim (2012), Paiva e Rodrigues (2009), entre outros, apresentar as características da obra literária “P de pai”, dos autores Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho, enfatizando a presença das ilustrações e suas relações com o texto verbal escrito, a fim de ressaltar as possibilidades que tais ilustrações abrem ao desenvolvimento da capacidade das crianças para inferir. Também pretendemos refletir sobre a importância de ler bem as imagens que compõem o livro, explorando seus não-ditos por meio de perguntas de compreensão de natureza inferencial, de maneira a ampliar a capacidade dos pequenos leitores para, de modo competente, atribuir sentidos ao lido.